MENU TESTE

Ao Senhor pertence a salvação. Jonas 2:9  

BBC Brasil - Primeira página

domingo, 6 de março de 2016

A inclusão dos Gentios

Salvação para os Gentios CLIQUE PARA BAIXAR

Atos dos Apóstolos
Capitulo 10.1-48
Texto base: Atos 10.47


Pode alguém negar a água, impedindo que estes sejam batizados? Eles receberam o Espírito Santo como nós!


Considerações

ü  Atos é o registro exato do nascimento e crescimento da igreja Cristã.
ü  O autor de Atos é simplesmente um Gentio, Lucas o médico.
ü  Atos é a conexão entre a vida de Cristo e a vida da igreja.
ü  A única obra que em todo Novo testamento é a continuação de outra.
ü  O livro de Atos é rico em vocabulário, Lucas domina a gramática da época.


Introdução:

Alguém deu a entender que um anjo ordenou a Pedro, “mata e come”, referindo-se aos animais imundos que havia sobre o lençol, na sua visão relatada no capítulo 10 de Atos dos Apóstolos. Mas quem recebeu a visão do anjo não foi Pedro, e sim Cornélio. E em resultado da visão e da ordem do anjo, Cornélio enviou homens para chamarem a Pedro para instruí-lo. 

Qual objetivo de Deus nesta visão?

Deus precisava preparar Pedro para o impacto de ir ter com gentios para pregar-lhes o evangelho. As barreiras eram grandes porque os judeus consideravam os gentios “povos imundos”.

A universalidade do termo GENTIO

A partir do século XVII, o termo é mais normalmente usado para se referir a não judeus. Com o mesmo sentido de gentio existe o termo goy, hebraico. Em tempos recentes, ambos os termos deixaram de ser bem vistos, preferindo-se, muitas vezes, usar a expressão “não judia” como substituta.

Outras Considerações:

ü  Quem segue o paganismo
ü  O que não é civilizado
ü  Grande porção de gente

Vamos refletir

A imagem escatológica de um casamento também ocorre na Parábola do Servo Fiel e na Parábola das Dez Virgens. Aqui ela inclui a extensão do convite original (aos judeus) para incluir também os gentios.
Em Lucas, o convite é estendido em particular para os "pobres, os aleijados, os cegos e os coxos", evidenciando preocupação explícita com os "pobres e marginalizados".

As divisões do capitulo 10 de Atos

ü  O centurião Cornélio (01-08)
ü  Pedro tem uma visão (09-16)
ü  Os enviados de Cornélio (17-22)
ü  Pedro visita Cornélio (23-43)
ü  O Espírito Santo desce sobre os gentios (44-48)  

O centurião Cornélio – Agora Lucas registra um passo final muito importante na expansão do Evangelho aos gentios. Sua importância foi indicada porque Lucas registrou duas vezes a visita de Pedro a Cornélio. Esse passo levantou alguns problemas difícil tais como o contato social entre os cristãos judeus e gentios e os termos da admissão dos gentios na igreja. Esta questão transformou-se no tema da conferência em Jerusalém em Atos 15.

Pedro tem uma visão – Quando recebeu a ordem de matar alguns desses animais para comer, Pedro respondeu que se o fizesse violaria a lei do ritual judaico de não comer alimento imundo. Levítico 11 contém essas leis. Animais que não ruminavam e que não possuíam cascos fendidos eram chamados de imundos e não deviam ser usados para alimento. Além disso, os animais limpos tinham de ser preparados de tal maneira que o sangue não ficasse dentro da carcaça. Embora Pedro fosse cristão, era também um bom judeu, que não violava as regras dietéticas judias.

Os enviados de Cornélio – Cornélio escolheu dois servos de confiança e um soldado que também temia a Deus como ele próprio, para irem a Jope em busca de Pedro.
9. Jope fica cerca de trinta milhas de Cesaréia. Os três mensageiros partiram de Cesaréia cedo de manhã e chegaram a Jope cerca de meio-dia. Enquanto isso, Deus estava preparando Pedro para recebê-los.
  
Pedro visita Cornélio – No dia seguinte Pedro partiu para Cesaréia acompanhado pelos três mensageiros e seis cristãos judeus de Jope (11:12). Na casa de Cornélio, Pedro descobriu que o centurião o esperava e que reunira seus parentes e amigos mais íntimos. 27-29. Pedro explicou a Cornélio e seu grupo que a lei judia tornava "tabu" ao judeu se associar ou visitar pessoas de outras nações. Entretanto, agora, Deus libertara Pedro desses escrúpulos judeus de modo que ele não podia mais olhar para qualquer homem considerando-o cerimonialmente imundo ou comum e por causa disso impróprio para Atos relacionamento social. Deus tornara sua vontade tão clara a Pedro que ele acompanhara os servos de Cornélio sem qualquer objeção, coisa que ele não faria como judeu.

O Espírito Santo desce aos gentios – O dia de Pentecostes, Pedro exortou seus ouvintes ao arrependimento, para serem batizados para perdão de pecados e recepção do Espírito Santo (2:38). Em Cesaréia, essa ordem dos acontecimentos foi mudada, e o Espírito caiu sobre Cornélio e sua família antes de serem batizados. Não foi um novo pentecostes, mas uma extensão do Pentecostes para incluir os gentios.

O problema com a inclusão dos gentios na igreja

O sucesso da missão gentia salientou agora o mais importante problema da igreja primitiva – o do relacionamento entre os crentes judeus e gentios e os termos da admissão dos gentios na igreja. Antigamente, a igreja consistira de judeus, e a missão gentia não fora prevista apesar da comissão de nosso Senhor. Filipe levou o Evangelho aos samaritanos, e Pedro, depois de preparado por Deus, venceu seus escrúpulos judeus e levou o Evangelho a Cornélio, passando a ter plena comunhão com os gentios. A organização de uma igreja em Antioquia e o sucesso da missão gentia na Galácia focalizou a atenção agora sobre um problema que tinha de ser resolvido. Na igreja de Jerusalém existia um partido que insistia que os gentios que não fossem circuncidados segundo o costume de Moisés não eram salvos nem podiam fazer parte da igreja.

Comentário extraído da bíblia de Genebra
  
10.1 Cesaréia. Cesaréia Marítima era um porto no Mediterrâneo, 104 km a noroeste de Jerusalém. Foi reconstruída e melhorada, numa dimensão ambiciosa, por Herodes o Grande.

10.2 Temente a Deus. Um termo que pode indicar que Cornélio era em parte convertido ao judaísmo, um gentio que adorava a Deus, mas não era circuncidado (13.16,26).

10.9    ao eirado... a fim de orar. Pedro provavelmente orava três vezes por dia (cf. 3.1; Dn 6.10); esta era a oração do meio-dia. As casas típicas tinham um teto plano, alcançado por uma escadaria  externa.

10.10 um êxtase. A consciência de Pedro foi retirada das coisas externas, em preparação para a visão (cf. 22.17).

10.12 toda sorte de quadrúpedes, répteis da terra e aves do céu. Tanto animais limpos quanto imundos (Lv 11).

10.13 Mata e come. Pedro não estava disposto a violar as leis do Antigo Testamento que proibiam comer animais imundos (v.14).

10.15 Deus purificou. Através desta ilustração viva, Deus  explicou a Pedro que havia revogado as leis  a respeito da impureza ritual; ver Mc 7.14-19.

10.16 três vezes. Esta visão foi repetida para impressionar Pedro.

10.24 No dia imediato. O grupo levou dois dias para viajar 48 km de Jope a Cesaréia.

10.25 indo Pedro a entrar. Pedro agora estava disposto a entrar na casa de um gentio (v.28).

Prostrando-se aos pés, o adorou. Cornélio estava maravilhado com a presença de Pedro; ele havia sido instruído por Deus para mandar buscar o apóstolo.

10.28 Deus me demonstrou. Ele se refere à visão que tinha tido.

10.34 Deus não faz acepção. O evangelho é tanto para judeus como para gentios (1.8; Rm 1.16).

10.36 anunciando-lhes... paz, por meio de Jesus Cristo. A paz da reconciliação com Deus através do sangue de Jesus nossa paz (Ef 2.13,14).

Senhor de todos. Jesus é Senhor tanto de judeus quanto de gentios.

10.44 caiu o Espírito Santo sobre todos. Eles foram ungidos pelo poder do Espírito e estavam louvando a Deus e falando em línguas (v.46).

10.45 da circuncisão... admiravam-se. Era difícil para judeus rigorosos, que não tinham tido a visão de Pedro, entender que Deus não mostrava favoritismo em sua oferta.

10.48 em nome de Jesus Cristo. O perdão dos pecados é através do nome de Jesus (v.43).

Conclusão

A Igreja tem crido em Jesus Cristo, o Messias que veio salvá-los da ira vindoura e os levará para o céu. É com muito prazer e amor que vos apresento Yeshua Hamashiah, o Messias de Israel, o leão da tribo de Judá. Ele não nasceu no Natal, mas na Festa dos Tabernáculos (Sucot) em Belém, terra de Judá (Mt 2.6). Ele se chama Yeshua porque o Seu Nome significa salvação como está escrito em Mt 1.21: “

... porque Ele salvará o seu povo dos pecados deles.”







Grato a Deus por sua infinita Graça

André Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique Atualizado