MENU TESTE

Ao Senhor pertence a salvação. Jonas 2:9  

BBC Brasil - Primeira página

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Salvação e a Ordo Salutis

Prof. André Santos
Texto: I Timóteo 1.12-17


TEXTO BASE:

Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior. I Timóteo 1.15

INTRODUÇÃO:

A salvação é um dos conceitos espirituais mais importantes no cristianismo, junto com a divindade de Jesus Cristo e a definição do Reino de Deus. Após a queda do gênero humano, através da desobediência a Deus, é o Próprio Deus quem salva os homens. Através da sua Graça (dom, favor não merecido). Deus ama os homens desde toda eternidade, mesmo sabendo que iriam desobedecê-lo. Assim, já tinha o remédio para a humanidade, Ele entregaria seu Filho, Jesus, que daria a vida como resgate de muitos, para o perdão dos pecados e para a santificação do gênero humano.

ENSINAMENTOS NO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA:

Parágrafo §614 - Este sacrifício de Cristo é único. Ele realiza e supera todos os sacrifícios. Ele é primeiro um dom do próprio Deus Pai: é o Pai que entrega seu Filho para reconciliar-nos consigo. É ao mesmo tempo oferenda do Filho de Deus feito homem, o qual, livremente e por amor, oferece sua vida a seu Pai pelo Espírito Santo, para reparar nossa desobediência.

Parágrafo §2011 - O amor de Cristo em nós constitui a fonte de todos os nossos méritos diante de Deus. A graça, unindo-nos a Cristo com amor ativo, assegura a qualidade sobrenatural dos nossos atos e, por conseguinte, seu mérito (desses nossos atos) diante de Deus, como também diante dos homens.


Obs.: Tudo começa em Deus, ele amou os homens primeiro. Tudo que os homens podem fazer de bom vem de Deus.

AUTOANALISE QUE PAULO FAZ DE SUA PRÓPRIA NATUREZA


I Timóteo 1.12-17 Paulo deixa os comentários sobre a lei e passa a tratar do seu chamado recebido de Cristo.  Além disso, fornece uma exposição do evangelho como sendo a graça derramada por Deus, sobre os pecadores em Jesus Cristo.

I Timóteo 1.13 blasfemador, perseguidor e insolente.  Antes de sua conversão, Paulo perseguiu a igreja (Atos 8.3; 9.1-5; 22.4,5; 26.9,11; Gálatas 1.13; Filipenses 3.6).

Pois o fiz na ignorância, na incredulidade.  Deus não concedeu a Paulo o que ele merecia, mas o que necessitava (Romanos 6.23).

I Timóteo 1.15 Fiel é a palavra e digna de toda aceitação.  Esta expressão chama a atenção para um ponto importante. A mesma somente aparece no Novo Testamento nas cartas pastorais (II Timóteo 2.11; Tito 3.8).

CONCLUSÃO DE PAULO A SUA NATUREZA

Eu sou o principal – Paulo reconhece sua natureza, “eu sou o primeiro". Paulo não se caracterizou assim antes de sua conversão.  Pelo contrário, na medida em que crescia em Cristo, Paulo tornou-se mais e mais consciente de sua própria pecaminosidade.

Romanos 7.24

Miserável homem eu que sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte?

Obs.: Quanto mais próximos de Deus, mais convencidos somos de nossa natureza corrompida. Apenas em Cristo por meio de sua Graça é que somos salvos.

Somos salvos de nós mesmo, pois se deixados a nossa própria vontade. Seremos lançados no inferno, quando a justiça de Deus for aplicada a nós.

FÉ SALVADORA - Efésios 2.1-8

A fé é uma obra do Espírito de Cristo nos corações, uma graça manifesta em nossos corações, por ela os eleitos são habilitados a crer para a salvação de suas almas. Normalmente essa obra é lavrada pelo ministério da Palavra de Deus. E com a Palavra, a administração do Batismo, a Ceia do Senhor, a oração e outros meios designados por Deus, a fé é aumentada e fortalecida.

2 Co.4.13 Tendo, porém, o mesmo espírito da fé, como está escrito: Eu cri, por isso é que falei, também nós cremos, por isso também falamos, ...

Efésios 2.8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é Dom de Deus;


Sois salvos - Salvação é uma ação concluída que tem um efeito presente.  Em suas primeiras cartas, Paulo geralmente refere-se à salvação ou como um acontecimento futuro (Romanos 5.9,10) ou como um processo presente (I Coríntios 1.18; II Coríntios 2.15). Única exceção é (Romanos 8.24), onde Paulo refere-se à salvação como acontecida no passado, mas ainda por ser completada no retorno de Cristo: "Porque, na esperança, fomos salvos”.

E isto não vem de vós; é dom de Deus - Esse parêntesis é relacionado por muitos ao processo inteiro da salvação pela graça através da fé como um dom de Deus.  Outros, todavia, relacionam “isto” especificamente a “fé”.  Pecadores dependem do dom gracioso de Deus para responderem com fé a Cristo desde o momento da conversão.  Paulo torna explícito o que está implícito em outras passagens do Novo Testamento a respeito da fonte última da fé salvadora (Atos 13.48; Filipenses 1.29).
Romanos 10.14,17: Como, porém, invocarão aquele em que não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão se não há quem pregue?

 E, assim, a fé vem pela pregação e a pregação pela palavra de Cristo.

A CONVICÇÃO DE PAULO NO CHAMADO EFICAZ

Chamou-me pela sua graça.  Em (II Tessalonicenses 2.14). O chamado de Paulo para ser um apóstolo, assim como a fé que possui cada crente, foi o resultado da graça precedente de Deus.  Antes do nosso nascimento e, consequentemente, antes que pudéssemos fazer qualquer coisa boa ou má, Deus escolheu criar em nós a fé (Romanos 9.10-18; Efésios 1.4-6).  Ninguém pode obter por merecimento o chamado de Deus; é um dom gratuito.

O PROCESSO DA SALVAÇÃO EM CRISTO

Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior. I Timóteo 1.15

1.    ELEIÇÃO

A ordem começa com o decreto de Deus na eternidade passada. A escolha dos eleitos é a escolha daqueles a quem serão aplicados a redenção, portando colocamos como o primeiro ato de Deus na ordem. “Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo” (Efésios 1.4; 2.1)
Ordem-Calvinista.jpg


2.    CHAMADO

O chamado é o ato do Espírito de comunicar eficazmente o evangelho gracioso ao coração do homem. Só o Espírito pode fazer isso. Encontramos esse movimento espiritual na ordem de (Romanos 8.29-30) e também revelado em (I Coríntios 1.24) “Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus”.

3.    REGENERAÇÃO

É o ato do Espírito pelo qual é dada ao homem verdadeira vida e olhos espirituais para ver a glória e verdade do evangelho. É costumeiramente chamado na bíblia de novo nascimento ou nascer do Espírito. Fica clara sua posição antecessora à conversão na conversa de Jesus com Nicodemos. “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.” (João 3.3-5).

4.    CONVERSÃO

Capacitado pela regeneração e recebendo o dom da fé o homem está apto para crer e se arrepender. Essa ação primariamente divina e depois humana é chamada de conversão. Na conversa com Nicodemos vemos Jesus falando da visão e entrada do reino se referindo ao marco da conversão. Nosso mestre chama o homem a tomar essa decisão em (Marcos 1.15) “arrependei-vos e crede no evangelho”

5.    JUSTIFICAÇÃO

É o ato legal de Deus de, após a conversão, declarar o pecador justo. A culpa do pecado foi paga na cruz e a justiça de Cristo é atribuída a nós. Encontramos essa justificação na ordem de (Romanos 8.30) e percebemos que ela sucede a fé em (Romanos 5:1) “Justificados, pois mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo”.

6.    ADOÇÃO

É o ato pelo qual Deus nos declara seus filhos e nos tornamos parte da sua família. Podemos agora nos relacionar com um pai amoroso, desfrutar dos seus cuidados e disciplina, além de ganharmos um corpo de irmãos, a Igreja. Em (Gálatas 4.5) Paulo diz que fomos resgatados da do domínio da lei (justificados) para recebermos a adoção de filhos. Ver também (João 1.12-13).

7.    SANTIFICAÇÃO

O processo pelo qual o homem, ajudado e guiado pelo Espírito Santo, passa a abandonar o pecado para uma vida reta e piedosa. O Espírito torna a santificação possível e age diariamente conduzindo o homem e sua vontade, que também tem papel importante nesse ponto. “E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso (II Co 6.18)… Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.” (II Coríntios 7:1).


8.    PERSEVERANÇA

O ato soberano de Deus pelo qual ele preserva seus filhos da apostasia e os mantêm seguros na fé para sempre. As palavras de Jesus em (João 6.39-40) são suficientes: “Pois desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade daquele que me enviou. E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum dos que ele me deu, mas os ressuscite no último dia”.

9.    GLORIFICAÇÃO

O ato final de Deus na aplicação da salvação acontecerá na segunda vinda de Cristo quando os corpos de todos os crentes serão glorificados, ou seja, transformados a semelhança de Cristo em corpos incorruptíveis e perfeitos (Também descrito em Romanos 8.30). Em (João 6.39-40) vemos que a perseverança resultará nessa ressurreição do último dia, em outras palavras, glorificação. “Num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados. Pois é necessário que aquilo que é corruptível se revista de incorruptibilidade, e aquilo que é mortal, se revista de imortalidade.” (II Coríntios 15.52-53). Percebemos, portanto, que a ordem da salvação pode ser totalmente identificada na Bíblia, não só por princípios e suposições, mas por textos que autenticam esse estudo sistemático da salvação. Nossa conclusão é que podemos sim admitir e estudar a ordem da salvação. Seu caráter sistemático é mais didático para a igreja e uma boa matéria de estudo para escolas bíblicas. O conhecimento dessa aplicação soberana da salvação em todos os “passos” dessa ordem é fundamental para a saúde e edificação da fé na igreja local.



ARADECIMENTOS

Agradeço em primeiro lugar ao Senhor e Salvador Jesus Cristo, que por sua infinita bondade e amor nos resgatou, por sua morte na expiatória na cruz e a todos os leitores bem como aos nossos Pastores da IEBI (Igreja Evangélica Batista no Ibura).












FONTE DE PESQUISAS

Catecismo da Igreja Católica Romana
Parágrafo §614 e 2011

Blog: http://vidadegraca.com
Tema: Ordem da Salvação

Augustus Nicodemus

Salvação Pela Fé, Mediante a Graça Somente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique Atualizado