Prof.
André Santos
Texto:
I Timóteo 1.12-17
TEXTO BASE:
Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao
mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior. I Timóteo 1.15
INTRODUÇÃO:
A salvação é um dos conceitos espirituais
mais importantes no cristianismo, junto com a divindade de Jesus Cristo e a definição do Reino de Deus. Após a queda do gênero
humano, através da desobediência a Deus, é o Próprio Deus quem salva os homens.
Através da sua Graça (dom, favor não merecido). Deus ama os homens desde toda
eternidade, mesmo sabendo que iriam desobedecê-lo. Assim, já tinha o remédio
para a humanidade, Ele entregaria seu Filho, Jesus, que daria a vida como
resgate de muitos, para o perdão dos pecados e para a santificação do gênero
humano.
ENSINAMENTOS NO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA:
Parágrafo
§614 - Este sacrifício de Cristo é único. Ele
realiza e supera todos os sacrifícios. Ele é primeiro um dom do próprio Deus
Pai: é o Pai que entrega seu Filho para reconciliar-nos consigo. É ao mesmo
tempo oferenda do Filho de Deus feito homem, o qual, livremente e por amor,
oferece sua vida a seu Pai pelo Espírito Santo, para reparar nossa
desobediência.
Parágrafo
§2011 - O amor de Cristo em nós constitui a fonte de
todos os nossos méritos diante de Deus. A graça, unindo-nos a Cristo com amor
ativo, assegura a qualidade sobrenatural dos nossos atos e, por conseguinte,
seu mérito (desses nossos atos) diante de Deus, como também diante dos homens.
Obs.: Tudo começa em
Deus, ele amou os homens primeiro. Tudo que os homens podem fazer de bom vem de
Deus.
AUTOANALISE QUE PAULO FAZ DE SUA PRÓPRIA NATUREZA
I Timóteo 1.12-17 Paulo deixa os comentários sobre a lei e passa a tratar
do seu chamado recebido de Cristo. Além
disso, fornece uma exposição do evangelho como sendo a graça derramada por
Deus, sobre os pecadores em Jesus Cristo.
I Timóteo 1.13 blasfemador,
perseguidor e insolente. Antes de sua conversão, Paulo perseguiu a
igreja (Atos 8.3; 9.1-5; 22.4,5;
26.9,11; Gálatas 1.13; Filipenses 3.6).
Pois o fiz na
ignorância, na incredulidade. Deus não concedeu a Paulo o que ele merecia,
mas o que necessitava (Romanos 6.23).
I Timóteo 1.15 Fiel é a
palavra e digna de toda aceitação. Esta expressão chama a atenção para um ponto
importante. A mesma somente aparece no Novo Testamento nas cartas pastorais (II Timóteo 2.11; Tito 3.8).
CONCLUSÃO DE PAULO A SUA NATUREZA
Eu sou o principal – Paulo reconhece sua
natureza, “eu sou o primeiro". Paulo não se
caracterizou assim antes de sua conversão.
Pelo contrário, na medida em que crescia em Cristo, Paulo tornou-se mais
e mais consciente de sua própria pecaminosidade.
Romanos 7.24
Miserável homem eu que sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta
morte?
Obs.: Quanto mais
próximos de Deus, mais convencidos somos de nossa natureza corrompida. Apenas
em Cristo por meio de sua Graça é que somos salvos.
Somos salvos de nós mesmo,
pois se deixados a nossa própria vontade. Seremos lançados no inferno, quando a
justiça de Deus for aplicada a nós.
FÉ SALVADORA - Efésios 2.1-8
A fé é uma obra do Espírito de Cristo nos
corações, uma graça manifesta em nossos corações, por ela os eleitos são
habilitados a crer para a salvação de suas almas. Normalmente essa obra é
lavrada pelo ministério da Palavra de Deus. E com a Palavra, a administração do
Batismo, a Ceia do Senhor, a oração e outros meios designados por Deus, a fé é
aumentada e fortalecida.
2 Co.4.13 Tendo, porém, o mesmo espírito da fé, como está escrito:
Eu cri, por isso é que falei, também nós cremos, por isso também falamos, ...
Efésios 2.8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não
vem de vós, é Dom de Deus;
Sois salvos - Salvação é uma ação concluída que tem um efeito
presente. Em suas primeiras cartas,
Paulo geralmente refere-se à salvação ou como um acontecimento futuro (Romanos 5.9,10) ou como um processo presente
(I Coríntios 1.18; II Coríntios 2.15).
Única exceção é (Romanos 8.24), onde
Paulo refere-se à salvação como acontecida no passado, mas ainda por ser
completada no retorno de Cristo: "Porque, na esperança, fomos salvos”.
E isto não vem de vós; é
dom de Deus - Esse parêntesis é relacionado por muitos ao
processo inteiro da salvação pela graça através da fé como um dom de Deus. Outros, todavia, relacionam “isto”
especificamente a “fé”. Pecadores
dependem do dom gracioso de Deus para responderem com fé a Cristo desde o
momento da conversão. Paulo torna
explícito o que está implícito em outras passagens do Novo Testamento a
respeito da fonte última da fé salvadora (Atos
13.48; Filipenses 1.29).
Romanos 10.14,17:
Como, porém, invocarão aquele em que não creram? E como crerão naquele de quem
nada ouviram? E como ouvirão se não há quem pregue?
E, assim, a fé vem pela pregação e a
pregação pela palavra de Cristo.
A CONVICÇÃO DE PAULO NO CHAMADO EFICAZ
Chamou-me pela sua
graça. Em (II Tessalonicenses 2.14). O chamado de
Paulo para ser um apóstolo, assim como a fé que possui cada crente, foi o
resultado da graça precedente de Deus.
Antes do nosso nascimento e, consequentemente, antes que pudéssemos
fazer qualquer coisa boa ou má, Deus escolheu criar em nós a fé (Romanos 9.10-18; Efésios 1.4-6). Ninguém pode obter por merecimento o chamado
de Deus; é um dom gratuito.
O PROCESSO DA SALVAÇÃO EM CRISTO
Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao
mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior. I Timóteo 1.15
1.
ELEIÇÃO
A ordem começa com o decreto de Deus na
eternidade passada. A escolha dos eleitos é a escolha daqueles a quem serão
aplicados a redenção, portando colocamos como o primeiro ato de Deus na ordem. “Como
também nos elegeu nele antes da fundação do mundo” (Efésios 1.4; 2.1)
2.
CHAMADO
O chamado é o ato do Espírito de comunicar
eficazmente o evangelho gracioso ao coração do homem. Só o Espírito pode fazer
isso. Encontramos esse movimento espiritual na ordem de (Romanos 8.29-30) e também revelado em (I Coríntios 1.24) “Mas para os que são chamados, tanto
judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus”.
3.
REGENERAÇÃO
É o ato do Espírito pelo qual é dada ao homem
verdadeira vida e olhos espirituais para ver a glória e verdade do evangelho. É
costumeiramente chamado na bíblia de novo nascimento ou nascer do Espírito.
Fica clara sua posição antecessora à conversão na conversa de Jesus com
Nicodemos. “Na verdade, na verdade te digo que
aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe
Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a
entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade
te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no
reino de Deus.” (João
3.3-5).
4.
CONVERSÃO
Capacitado pela regeneração e recebendo o dom
da fé o homem está apto para crer e se arrepender. Essa ação primariamente
divina e depois humana é chamada de conversão. Na conversa com Nicodemos vemos
Jesus falando da visão e entrada do reino se referindo ao marco da conversão.
Nosso mestre chama o homem a tomar essa decisão em (Marcos 1.15) “arrependei-vos
e crede no evangelho”
5.
JUSTIFICAÇÃO
É o ato legal de Deus de, após a conversão,
declarar o pecador justo. A culpa do pecado foi paga na cruz e a justiça de
Cristo é atribuída a nós. Encontramos essa justificação na ordem de (Romanos 8.30) e percebemos que ela
sucede a fé em (Romanos 5:1) “Justificados, pois mediante a fé,
temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo”.
6.
ADOÇÃO
É o ato pelo qual Deus nos declara seus filhos
e nos tornamos parte da sua família. Podemos agora nos relacionar com um pai
amoroso, desfrutar dos seus cuidados e disciplina, além de ganharmos um corpo
de irmãos, a Igreja. Em (Gálatas 4.5)
Paulo diz que fomos resgatados da do domínio da lei (justificados) para
recebermos a adoção de filhos. Ver também (João
1.12-13).
7.
SANTIFICAÇÃO
O processo pelo qual o homem, ajudado e guiado
pelo Espírito Santo, passa a abandonar o pecado para uma vida reta e piedosa. O
Espírito torna a santificação possível e age diariamente conduzindo o homem e
sua vontade, que também tem papel importante nesse ponto. “E
eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor
Todo-Poderoso (II Co 6.18)… Ora,
amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da
carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.” (II Coríntios 7:1).
8.
PERSEVERANÇA
O ato soberano de Deus pelo qual ele preserva
seus filhos da apostasia e os mantêm seguros na fé para sempre. As palavras de
Jesus em (João 6.39-40) são
suficientes: “Pois desci do céu, não para fazer a
minha vontade, mas para fazer a vontade daquele que me enviou. E esta é a
vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum dos que ele me deu, mas
os ressuscite no último dia”.
9.
GLORIFICAÇÃO
O ato final de Deus na aplicação da salvação
acontecerá na segunda vinda de Cristo quando os corpos de todos os crentes
serão glorificados, ou seja, transformados a semelhança de Cristo em corpos
incorruptíveis e perfeitos (Também descrito em Romanos 8.30). Em (João 6.39-40)
vemos que a perseverança resultará nessa ressurreição do último dia, em outras
palavras, glorificação. “Num momento, num abrir e fechar de
olhos, ao som da última trombeta. Pois a trombeta soará, os mortos
ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados. Pois
é necessário que aquilo que é corruptível se revista de incorruptibilidade, e
aquilo que é mortal, se revista de imortalidade.” (II Coríntios 15.52-53). Percebemos, portanto, que a ordem da salvação
pode ser totalmente identificada na Bíblia, não só por princípios e suposições,
mas por textos que autenticam esse estudo sistemático da salvação. Nossa
conclusão é que podemos sim admitir e estudar a ordem da salvação. Seu caráter
sistemático é mais didático para a igreja e uma boa matéria de estudo para
escolas bíblicas. O conhecimento dessa aplicação soberana da salvação em todos
os “passos” dessa ordem é fundamental para a saúde e edificação da fé na igreja
local.
ARADECIMENTOS
Agradeço em primeiro lugar ao Senhor e Salvador
Jesus Cristo, que por sua infinita bondade e amor nos resgatou, por sua morte
na expiatória na cruz e a todos os leitores bem como aos nossos Pastores da
IEBI (Igreja Evangélica Batista no Ibura).
FONTE DE PESQUISAS
Catecismo da Igreja
Católica Romana
Parágrafo §614 e 2011
Blog:
http://vidadegraca.com
Tema: Ordem da Salvação
Augustus Nicodemus
Salvação Pela Fé,
Mediante a Graça Somente.
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