Soli Deo
Glória – Glória somente a Deus
Pb. Fabio Correia
IEBI –
14/10/15
Texto
Básico: I Cor 10:31
INTRODUÇÃO:
·
Há
um documento cristão do século XVII, formulado por cerca de 121 teólogos, que
passaram 5 anos e seis meses estudando esse e outros assuntos da palavra de
Deus, na cidade de Westminster, na Inglaterra, conhecido como Catecismo Maior
de Westminster, que faz uma pergunta muito interessante e que é muito
pertinente conhecê-la, porque trata exatamente do tema que nos propomos a
estudar. Mais que isso: é a pergunta mais importante que um ser humano pode
fazer a si mesmo; e você deve fazê-la hoje:
·
Qual
é o fim supremo e principal do homem? Resposta:
O fim supremo e principal do homem e glorificar
a Deus e gozá-lo para sempre.
·
Isso
está em plena harmonia com o texto com o texto que lemos inicialmente: I Cor
10:31.
·
Já
Aristóteles, em sua obra Ética a Nicômaco, afirma que o fim principal do homem
é ser feliz.
·
Notem que temos aqui duas
cosmovisões antagônicas, contrárias. Uma aponta que o homem deve viver toda sua vida com o
objetivo de glorificar a Deus. A outra aponta que todo esforço deve ser
concentrado em prol do homem mesmo, da busca por sua felicidade.
·
Mas
os teólogos de Westminster interpretaram com precisão cirúrgica o que o
Apóstolo Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, ensina nesse texto, que
obviamente trás a visão correta acerca de qual deve ser o fim e objetivo
principal do homem.
·
O
texto ensina que todos os nossos objetivos devem orbitar em torno do objetivo
principal, que é a Glória de Deus. Quer estudar, se formar, ser um famoso e bem
sucedido profissional, ganhar muito dinheiro, ser rico? Ok, são objetivos
legítimos, desde que você queira tudo isso; ser rico, por exemplo, para
promover a Glória de Deus. Somente a glória de Deus.
·
William
Hendriksen comentando esse texto diz que “exaltar a glória de Deus deve ser
nosso propósito principal nesta vida terrena” (HENDRIKSSEN, I Cor, p.323).
·
Johann Sebastian Bach escreveu uma peça, uma música clássica cujo título é Soli Deo
Glória. Mas não somente isso. Em todas as suas músicas ele escrevia abaixo:
SDG.
·
Deus deseja
que a Sua glória seja manifesta no seu povo”. (Calvin Commentaries on
the Isaiah 43.7).
TEMA:
Soli Deo Glória – Glória Somente a Deus. Esse é o tema de nossa
palestra.
·
A
expressão Soli Deo Glória é de origem latina e significa “Glória somente a
Deus”.
·
R.C SPROUL sobre esse
tema faz seguinte afirmação: “o último “Sola” a ser reconhecido por uma criatura
caída é o Soli Deo Glória, porque o ponto básico de nossa corrupção é nos
recusarmos a glorificar a Deus da forma devida e correta”.
·
Como
todos já sabem, é um dos chamados Solas da Reforma Protestante. O último, que
abrange todos os outros.
·
Curiosamente
parece ser o mais tranqüilo e o mais fácil de aceitar. Por exemplo: imagino que
muitas igrejas não reformadas devem ter alguma dificuldade para aceitar o “Sola
Scripture”, pois confronta diretamente a questão das novas
revelações, profecias, etc.
·
Mas,
“glorificar somente a Deus”, quem vai discordar disso? É claro que todos
concordam que toda glória deve ser dada somente a Deus.
·
Não
é tão simples quanto parece. Espero que os irmãos estejam preparados para serem
confrontados com essa verdade bíblica.
ARGUMENTAÇÃO:
·
Precisamos
entender que, assim como todos os outros “Solas”, o Soli Deo Glória, existe,
foi formulado, foi pensado para combater
alguns erros e até heresias que se infiltraram na igreja e que foram minando o
genuíno ensino da palavra de Deus.
·
Passaremos
a abordar agora os erros, desvios e heresias que existiam no meio da genuína igreja
de Cristo, na idade média, até o século XVI, e que são combatidos por esse
princípio de Soli Deo Glória.
·
Sim,
erros, desvios e heresias. A verdadeira igreja de Cristo pode ser corrompida de
um jeito tal que não se achará nela nenhuma característica da genuína igreja do
Senhor.
·
E já aqui temos essa séria
advertência: aconteceu no passado, com a igreja de Cristo
que ficava em Roma. Pode acontecer com nossas igrejas também, se não nos
apegarmos aos mesmos antídotos utilizados e formulados pelos Reformadores.
E já tem acontecido. Muitas igrejas se descaracterizaram tanto que em nada se
parecem com uma igreja de Cristo. Parecem com centros de macumba ou com casas
de shows, não com uma igreja de Cristo.
·
R.C
SPROUL em uma série de mensagens sobre os Solas da Reforma afirma que:
“Normalmente quando a frase Soli Deo Glória é usada historicamente há dupla
referências: veio à luz para combater erros, desvios e heresias basicamente em
duas direções:
1ª) A primeira referência tem a ver com a Salvação.
2º) A segunda referência tem a ver Em relação à adoração, ao culto”.
·
Estaremos
abordando esses desvios na época dos Reformadores e em nossa época na esperança
que o mesmo remédio que serviu lá sirva cá.
1º) Erros, desvios e heresias em
relação a Salvação, que ofuscam a glória de Deus:
a) Na época dos reformadores:
·
Esse
aspecto do Soli Deo Glória foi uma preocupação mais intensa de Lutero. Se houve
um assunto pelo qual ele brigou foi esse: o de devolver a glória da nossa salvação a Deus, a Deus
somente.
·
A
igreja Católica medieval acabou por fazer uma divisão dessa glória: uma parte pra Deus
e uma parte para o homem. Ela ensinava a salvação pelas obras, em
uma espécie de sinergismo, que significa que Deus faz sua parte na salvação,
mas o homem também precisa fazer a sua.
·
O
Papa Leão X, para arrecadar dinheiro para construir a Basílica de São Pedro,
inventou a famigerada “Indulgência” que nada mais era que a Venda de Perdão. Funcionava
assim: você pecou ou até estava pensando em pecar, aí você iria até o padre e
comprava o perdão relativo àquele pecado e ele lhe dava uma espécie de
documento assegurando que você não seria condenado por aquele pecado. Ou seja,
o indivíduo comprava a sua salvação. Portanto, ele tinha méritos, já que a
salvação era obtida por seu esforço e dinheiro.
·
Rui
Barbosa, no prefácio do livro “O Papa e o Concílio” diz que eles não
respeitavam sequer os pontos mais melindrosos da Fé, chegando ao absurdo de
afirmar que “é só jogar o dinheiro na caixa que, no mesmo instante, as almas
que estão no purgatório escapam, e que todos deveriam comprar o perdão da alma
de seus entes queridos, e ainda que tivessem uma só veste, deveriam despi-la,
logo e já, para comprar benefícios tamanhos”.
·
Quem
já assistiu o filme Lutero vai lembrar dessas passagens. Elas são muito bem
retratadas na cena que Lutero vai visitar Roma pela primeira vez.
·
Contrário
a tudo isso, a palavra de Deus em Jonas 2:9 diz que “a salvação pertence ao
Senhor”. Em Efésios 2:1 diz que “Ele vos deu vida, estando vós mortos em vossos
delitos e pecados”. Em efésios 2:8-9, Paulo afirma: “Pela graça sois salvos
mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras para que
ninguém se glorie.
·
Percebam:
em relação a Salvação, Deus não divide sua glória com ninguém. É ele quem
vivifica um pecador que estava morto e o salva.
·
R.C
SPROUL diz que “A glória da nossa salvação pertence
a Deus”.
b) Em nossa época:
·
Bem,
penso que em nossa época ainda convivemos com a mesma ofuscação da glória de Deus da época
dos Reformadores: esse sistema de sinergia que ensina que Deus faz sua parte na
salvação, mas que o homem também precisa fazer a sua, especialmente reforçada
pela doutrina Arminiana, que assim como o Pelagianismo, na época de Agostinho,
no século IV, também foi condenada como herética, no concílio de Dort, na
Holanda. Isso é história, não estou inventando isso.
·
Mas
há um aspecto peculiar da doutrina da salvação, em nossa época, que os
Reformadores não tiveram o desprazer de conviver e, portanto, não precisaram
combater: O
Sistema de APELO.
·
Sim,
em nossa visão e de acordo com a teologia Reformada, fazer apelo depois da mensagem acaba por
ofuscar a Glória da Salvação que só pertence a Deus e a divide, mais
uma vez, com o homem.
·
Permitam-me
tratar desse assunto. De certa forma fico à vontade para tratar dele por dois
motivos: primeiro
porque, infelizmente, alguns pastores Presbiterianos também se utilizam dessa
“técnica”. Portanto, falando contra ela, estarei falando de uma prática que
existe também, infelizmente, dentro da minha igreja. Segundo porque eu também já fiz
apelo. Pra vocês terem uma idéia, fui um dos responsáveis pela criação de um
boné que trazia a seguinte mensagem: “Céu ou Inferno? Você decide”. Isso, sim, é um
apelo de moral!
·
O
que é isso senão tirar a glória da Salvação somente de Deus e a entregar também
ao homem. Dividir a glória: um pouquinho pra Deus e um pouquinho para o homem.
·
Para
entender como o Sistema de Apelo Entrou na igreja é preciso voltar um pouco no
tempo, até o século XIX:
·
O Século
XIX marca um divisor de águas na história da humanidade. É nele, onde se
dá, entre outros fatos importantes, o desenvolvimento, no seu ápice, das ciências positivas
e do Humanismo. O homem agora buscava uma autonomia em relação a
Deus. Era comum dizer-se que o homem não precisava mais de Deus, que conseguia
sem problema algum resolver todas as suas questões. Um homem chamado Frederic
Nitch, reconhecido por muitos como pai do humanismo, escreveu um livro que
anunciava, pasmem, a morte de Deus, e, conseqüentemente, da religião. A idéia
que permeava neste século era a idéia de um “super homem” (aliás, o super homem
que conhecemos nasce daqui). O homem resolve tudo, faz tudo, não precisa de
nada, muito menos de Deus (que era apenas uma criação fantasiosa da igreja para
subjugar as pessoas e mantê-las sob sua tutela).
·
No fervor dessa
corrente filosófica – Humanismo -, que exaltava o homem e suas qualidades, acima de qualquer
coisas, ainda no século XIX, surge um homem que vai trazer toda essa
maneira de pensar acerca do homem para dentro do protestantismo: chamava-se Charles Finey,
o criador do APELO na pregação, que nada mais é que reflexo da corrente
filosófica de sua época. No apelo toda a responsabilidade da salvação é lançada para o
agora “super homem”, que tem, inclusive, o poder de decidir se vai dar ou não
uma chance a Deus. Se vai ou não vai ser salvo.
·
Precisamos
entender uma coisa: todas as vezes que o homem é exaltado, Deus é diminuído. Todas as vezes que a glória
do homem é exaltada, a glória de Deus é diminuída, exatamente como ocorre numa
gangorra.
·
O Sistema de Apelo faz isso: exalta o homem
e, conseqüentemente, diminui a glorificação da glória de Deus.
·
“Não existe paralelo entre o apelo moderno e
as palavras do Senhor, entretanto, o apelo é feito como se o próprio Cristo
endossasse o convite do evangelista para levantar-se rapidamente” (MURRAY. IAN.
Sistema de Apelo. PES, 1967. p.13).
·
Você acha que
não? Quando se diz “quem quer receber a Cristo levante uma de suas mãos”,
ocorre duas coisas: a) quem levantou a mão tem o mérito de ter “aceitado” a
Deus. Quem somos nós para aceitarmos? Nós é que precisamos desesperadamente ser
aceitos por Ele. b) quem não levanta a mão está pregando que tudo depende dele
e ele “aceita” a Deus na hora que ele quiser e bem entender. Se isso fosse
verdade, Deus não seria Soberano. Sabe o que ele fez com “o pior dos
pecadores”? Derrubou do cavalo e trouxe-o para si, na hora que bem entendeu e
ele não pode resistir a esse chamado eficaz. Isso sem contar nos exageros de
muitos “apeladores”. Eu já ouvi um pastor dizendo assim: “Eis que estou à porta
e bato. Você não vai abrir? Imagine chovendo, Jesus batendo na porta do seu
coração, do lado de fora, na chuva,
mesmo assim você não vai abrir a porta do seu coração pra ele?”.
Sinceramente? Esse não é o Deus soberano da bíblia.
·
Quero encerrar
esse aspecto do Soli Deo Glória, que faz referência à salvação, com a
Declaração de Cambridge, formulada por 120 pastores e doutores, na Universidade
de Harvard:
·
Tese 5: Soli Deo Gloria: Reafirmamos
que, como a salvação é de Deus e realizada por Deus, ela é para a glória de
Deus e devemos glorificá-lo sempre. Devemos viver nossa vida inteira perante a
face de Deus, sob a autoridade de Deus, e para sua glória somente.
2º) Erros, desvios e heresias em
relação ao culto e à adoração:
a) Na época dos reformadores:
·
Umas
das maiores preocupações dos Reformadores, principalmente de Calvino, era a de purificar as
corrupções que tinham se infiltrado no culto e na adoração da igreja de Cristo.
·
Nessa época muita atenção
passou a ser dada à criatura, no culto, ao invés de ser dada unicamente ao
criador. Então
estátuas de pessoas passaram a ser prestigiadas no culto e ainda que a Igreja
Católica dissesse e ainda diz que não adora a estátua, nem às pessoas ali
representadas, ainda que pessoas se ajoelhem diante delas e lhes acendam velas
e lhes prestem honra, uma coisa é líquida, certa e clara: a glória de Deus agora estava dividia no culto
com suas próprias criaturas. Deus não admite isso. Leia comigo Isaías 42:8.
·
Além
dessa absurda glória dada ao homem dentro do ambiente de culto a Deus, a Igreja
Católica passou a
inserir no culto uma série de elementos estranhos à bíblia, como por
exemplo, o uso de velas, de paramentos sacerdotais, etc.
·
Existe
duas formas de entender a teologia do culto: a) Princípio Normativo do culto: o que
a bíblia não proíbe, posso ter no culto e na adoração a Deus. Esse princípio é
o defendido pela Igreja Católica. A idéia é a seguinte: a bíblia proíbe velas
no culto? Não, então posso ter. A vela não é um simples fator circunstancial,
ela é um elemento litúrgico e existe um fator doutrinário e teológico no seu
uso; b) Princípio Regulador do Culto: só
posso ter no culto e na adoração à Deus aquilo que a bíblia manda
explicitamente ter. Esse princípio era defendido pelos Reformadores e visava a
purificação da liturgia, do culto e da adoração de acréscimos sem embasamento das
Escrituras sagradas.
·
Calvino colocou essa
purificação do culto como algo central em sua vida e em sua teologia.
·
O Rev.Paulo Anglada, em seu
excelente livro “Princípio
Regulador do culto” confirma isso, ao afirmar que “O foco principal
dos Reformadores, tais como Zwinglio [...], Farel e Calvino foi a purificação
do culto das superstições e idolatria medievais” (ANGLADA. Paulo. Princípio
Regulador do Culto. PES, 1997, p.6).
·
Essa
preocupação dos Reformadores e especialmente de Calvino com o Culto e à Adoração
a Deus se dá pela gravidade do assunto. Há quem pense que Deus aceita qualquer tipo de adoração. Isso
não é verdade.
·
Lembremo-nos
de Caim. Deus não recebeu a adoração dele.
·
Desde
o tempo de Jesus havia a preocupação com o que podemos chamar de Adoração Aceitável
a Deus, exatamente porque sempre houve e ainda há a possibilidade de Deus não
aceitar nosso culto e nossa adoração. Veja essa preocupação em João 4:20.
·
Em
João 4:24, o próprio Jesus ensina
como deve ser o culto, a adoração para que seja aceitável por Deus: a) Em Espírito,
que denota sinceridade de coração e b) Em Verdade (João 17:17), que denota
conformidade com a Palavra de Deus, onde expressa como Ele quer ser Adorado.
b) Em nossa época:
·
Bem,
penso que em nossa época ainda convivemos com a mesma ofuscação da glória de Deus da época
dos Reformadores, em relação ao culto e à adoração a Deus.
·
Nesse
sentido, podemos ver claramente e mais uma vez a glória de Deus sendo dividida com a glória de
homens, só que dessa vez, em nossa época, são eles “pregadores
famosos”, cantores gospels e um elemento novo, que não existia no tempo dos
Reformadores: o
pecador. Sim, o culto hoje em dia é feito para agradar ao pecador e não para
glorificar a Deus.
·
Os
cultos, as igrejas, a adoração pouco a pouco foi sendo transformada em shows.
·
Hoje
em dia temos pregadores e cantores com Fãs clubes, mais se parecem com pop
stars . E, assim, a glória do culto e da adoração que deveria ser dada a Deus
somente, Soli Deo Glória, é repartida com esses “profissionais da adoração”.
·
Mas
há um aspecto do culto prestado a Deus hoje que também existia no tempo dos
reformadores, mas que está cada vez mais evidente: a inclusão de práticas e elementos cúlticos sem
a necessária base bíblica.
Tudo isso para agradar o pecador ou ainda para satisfazer o desejo
pessoal de pastores e líderes, especialmente de louvor.
·
Os crentes hoje seguem o
mesmo princípio normativo do culto, defendido pela Igreja Católica e desprezam
o Principio Regulador do culto, defendido pelos Reformadores.
·
A
Confissão de Fé de Westminster, formulada no século XVII, no capítulo XXI.I,
faz a seguinte afirmação sobre o Culto e a adoração a Deus: “o modo aceitável de adorar o verdadeiro Deus é
instituído por ele mesmo e tão limitado pela sua vontade revelada, que não deve
ser adorado segundo as imaginações e invenções dos homens ou sugestões de
Satanás nem sob qualquer representação visível ou de qualquer outro modo não
prescrito nas Santas Escrituras”.
·
Antes
de continuarmos nossa abordagem sobre Erros,
desvios e heresias em relação ao culto e à adoração, em nossa época,
preciso mais uma vez recorrer à Declaração de Cambridge, sobre o Soli Deo
Glória:
·
“Negamos que possamos apropriadamente glorificar
a Deus se nosso culto for confundido com entretenimento, se negligenciarmos ou a Lei ou o Evangelho em
nossa pregação, ou se permitirmos que o afeiçoamento próprio, a auto-estima e a
auto-realização se
tornem opções alternativas ao evangelho”.
·
John.
F. MacArthur, citando Charles Spurgeon, num brilhante artigo intitulado “Eu
quero uma religião show”, escreveu: “O
fato é que muitos gostariam de unir igreja e palco, baralho e oração, danças (comentar a
vontade pq tem IPB que também faz, apesar da direção da igreja já ter proibido) e ordenanças. Se nos encontramos incapazes de frear essa enxurrada,
podemos, ao menos, prevenir os homens quanto à sua existência e
suplicar que fujam dela.
Quando a antiga fé desaparece e o entusiasmo pelo evangelho é extinto, não é
surpresa que as pessoas busquem outras coisas que lhes tragam satisfação. Na
falta de pão, se alimentam com cinzas; rejeitando o caminho do Senhor, seguem
avidamente pelo caminho da tolice”.
·
A
igreja do Senhor precisa voltar a fazer a pergunta esquecida, quando algo novo
vai ser incluído em seu culto, em sua adoração: Existe base bíblica para isso?[1] Isso
é muito grave.
·
Ainda no livro “Princípio Regulador do culto”, já citado, é perguntado: Por que Deus não se
agradou da oferta de Caim? Porque Nadabe e Abiú foram mortos por colocarem fogo
estranho no oferecimento de incenso (Lv 4:17-20)? Por que Uzá foi morto ao
segurar a arca da aliança quando os bois tropeçaram em Quidom? Resposta
reformado-puritana: porque todos eles contrariam a lei do culto, o princípio
bíblico regulador do culto, que atribui a Deus o direito de prescrever a
maneira pela qual ele deseja ser adorado (ANGLADA, p.28).
CONCLUSÃO:
SOLI
DEO GLORIA: A Erosão do Culto Centrado em Deus
Onde quer que, na igreja, se tenha perdido a autoridade da Bíblia, onde Cristo tenha sido colocado de lado, o evangelho tenha sido distorcido ou a fé pervertida, sempre foi por uma mesma razão. Nossos interesses substituíram os de Deus e nós estamos fazendo o trabalho dele a nosso modo. A perda da centralidade de Deus na vida da igreja de hoje é comum e lamentável. É essa perda que nos permite transformar o culto em entretenimento, a pregação do evangelho em marketing, o crer em técnica, o ser bom em sentir-nos bem e a fidelidade em ser bem-sucedido. Como resultado, Deus, Cristo e a Bíblia vêm significando muito pouco para nós e têm um peso irrelevante sobre nós.
Onde quer que, na igreja, se tenha perdido a autoridade da Bíblia, onde Cristo tenha sido colocado de lado, o evangelho tenha sido distorcido ou a fé pervertida, sempre foi por uma mesma razão. Nossos interesses substituíram os de Deus e nós estamos fazendo o trabalho dele a nosso modo. A perda da centralidade de Deus na vida da igreja de hoje é comum e lamentável. É essa perda que nos permite transformar o culto em entretenimento, a pregação do evangelho em marketing, o crer em técnica, o ser bom em sentir-nos bem e a fidelidade em ser bem-sucedido. Como resultado, Deus, Cristo e a Bíblia vêm significando muito pouco para nós e têm um peso irrelevante sobre nós.
Deus
não existe para satisfazer as ambições humanas, os desejos, os apetites de
consumo, ou nossos interesses espirituais particulares. Precisamos nos
focalizar em Deus em nossa adoração, e não em satisfazer nossas próprias
necessidades. Deus é soberano no culto, não nós. Nossa preocupação precisa
estar no reino de Deus, não em nossos próprios impérios, popularidade ou êxito.
[1]
Evidentemente que essa exigência se dá, tão somente, para elementos litúrgicos
e cúlticos, como por exemplo: orações, cânticos (tipo e instrumentos),
pregação, sacramentos, mas não para elementos circunstanciais, como por
exemplo, bancos, som, microfones, etc. Esses últimos não fazem parte do culto.
Mas atenção: alguns elementos inseridos na adoração, ainda que não biblicamente
comprovados, num ambiente de culto, passam a ser parte integrante desse culto,
dessa adoração. Aqui, sim, cabe a pergunta antes de inserir esses elementos:
“existe base bíblica para inserir essas práticas no culto, na adoração ao
senhor? Ele pediu pra ser adorado com essas práticas? Veja a diferença entre
Elementos e circunstanciais do culto, mais detalhadamente: “Elementos e Circunstâncias de Culto.
A Igreja Presbiteriana faz diferença entre elementos e circunstâncias de culto.
Elementos de culto são os atos que têm significado religioso, prescritos
na Palavra de Deus como formas aceitáveis de culto. Na nova dispensação, apenas
a leitura bíblica, a pregação, a oração, a ministração dos sacramentos do
batismo e da ceia do Senhor, e o cântico de louvores a Deus são elementos
regulares de culto (juramentos religiosos, votos, jejuns solenes e ações de
graças em ocasiões especiais são, por sua própria natureza, elementos
ocasionais de culto). Circunstâncias de culto são todas as demais
coisas, de caráter não religioso, mas necessárias à realização do culto. Estas
coisas não são fixas, não fazem parte do culto em si, não sendo, portanto,
especificamente prescritas nas Escrituras. Mas devem ser ordenadas à luz da
revelação geral, do bom senso cristão, de conformidade com os princípios gerais
das Escrituras. Como exemplo de circunstâncias de culto na dispensação do
Evangelho, estão: o local de culto, horário, duração e ordem do culto, móveis,
iluminação, aquecimento ou ventilação, som, microfones, etc. Nenhuma dessas
coisas deve adquirir conotação religiosa”. Conforme: http://www.ipcpa.org.br/culto.php.
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