MENU TESTE

Ao Senhor pertence a salvação. Jonas 2:9  

BBC Brasil - Primeira página

sábado, 30 de abril de 2016

Definindo características de uma igreja saudável



André Henrique

Membro da 1ª Igreja Batista da Graça em Recife
Atualmente é Seminarista no Miami Internacional
Seminary/MINTS-CETPRES.



Aqui pretendo abordar três tópicos acerca do tema acima, onde eles são indispensáveis para aqueles que buscam uma igreja comprometida com o evangelho.

01 - UMA IGREJA QUE TEM A BÍBLIA SAGRADA COMO ÚNICA REGRA DE FÉ E PRÁTICA: Como bons cristãos, sabemos que o autor da escritura sagrada é o próprio Deus. Todo o Antigo Testamento como o Novo Testamento é útil, é verdade, é infalível e não depende de testemunho de homem algum para ser o que é em si Clique no link para ler
mesma. 2º Timóteo 3.16 “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça”, confirmando agora a utilidade e propósito para o qual Deus nos deu a sua vontade na forma escrita, veremos para quem ela está direcionada; 2º Timóteo 3.17 “para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra”. Neste ponto precisamos saber se tal igreja local tem esse princípio, tem esse pensamento na centralidade do seu viver em comunidade, na centralidade de sua crença.

02 - UMA PERSPECTIVA DE CULTO PÚBLICO CALCADO CONFORME PREESCRITO NO PRINCÍPIO REGULADOR DO CULTO: Uma igreja local que adota a bíblia sagrada como única regra de vida cristã, a lógica é que em seu proceder de culto público seja extraído da própria escritura sagrada. De agora em diante o meu argumento aqui será baseado num livreto que tem por autor Brian SchwertleyO Princípio Regulador do Culto.

A nossa natureza humana é pecaminosa e por mais diligente que sejamos, por mais que otimistas sejamos logo iremos pecar. O povo o qual Deus fez um pacto sempre se desvia da verdade, e é comum o homem manchar a verdadeira religião ao eliminar elementos não agradáveis. O homem corrompe a verdadeira religião adicionada a ideias próprias ou subtraindo; nisto constitui o motivo pelo o qual Deus advertiu o povo de Israel para nada adicionar ou retirar de sua palavra.
Deuteronômio 4.1-2 E agora, ó Israel, ouça os decretos e as leis que lhes estou ensinando a cumprir, para que vivam e tomem posse da terra, que o Senhor, o Deus dos seus antepassados, dá a vocês. Nada acrescentem às palavras que eu lhes ordeno e delas nada retirem, mas obedeçam aos mandamentos do Senhor, o Deus de vocês, que eu lhes ordeno”.


Esta passagem da Escritura além de outras semelhantes a ela forma a base do ensino chamada sola Scriptura - só a Escritura - dos reformadores protestantes. Ou seja, somente a Bíblia é a autoridade final em todas as questões de fé e prática, reafirmo como no primeiro tópico. O mandamento de Moisés encontrado em Deuteronômio 4.2 é o Princípio Regulador divino, em sentido mais amplo. A autoridade final para o homem, e a marca d’água para a vida, está revelada na Bíblia. Agora serei mais objetivo e um pouco extenso, porém não será cansativo! 



Tudo aquilo, toda prática que não é ordenado pela Escritura no culto para Deus é totalmente proibido e repudiado por Deus. Aquilo que a igreja adere no culto deve ter explicitamente, ser lógico e transparentemente deduzido dele, no mais em um exemplo histórico aprovado. Na Antiga Dispensação nenhum aspecto do culto ou da disciplina da Igreja de Deus foi confiado à sabedoria ou ponderação humana, todas as coisas foram prescritas de modo objetivo pela autoridade divina, também sob a Nova Dispensação, nenhuma outra voz é ouvida na casa da fé, a não ser a do Filho de Deus. O poder da igreja é apenas ministerial e informativo. Ela deve apenas manter a doutrina, fazer cumprir as leis e executar o governo outorgado por Cristo. Nada do que o Senhor estabeleceu deve ser adicionado ou subtraído por ela. A igreja não possui poder discricionário. O que hoje temos por Princípio Regulador do Culto não é algo criado por João Calvino ou John Knox, mas é de um imperativo divino. É um aspecto crucial da lei divina.

Ordenanças referentes ao culto versus circunstâncias

Analise as referências, confira na bíblia sagrada.

A Confissão Londrina de Fé batista de 1689 diz no capítulo 26 parágrafo 3:As Igrejas mais puras debaixo do céu estão sujeitas à mistura e ao erro, e algumas tanto se degeneraram a ponto de tornarem-se não mais igrejas de Cristo, mas sinagogas de Satanás; no entanto, Cristo sempre teve, e sempre terá, um reino neste mundo, até o fim deste, para aqueles que creem nEle, e fazem profissão de Seu nome”.

Concluo que, uma igreja saudável não é uma igreja perfeita; porém uma igreja saudável é uma igreja fundamentada na escritura, instituída de forma legal e seu Supremo Juiz é a Bíblia Sagrada.

03 - BUSQUE SE DEDICAR A IGREJA LOCAL, EMPENHE-SE PARA COOPERAR NO CORPO DE CRISTO SEGUNDO O DOM QUE HÁ EM VOCÊ: Destaco neste terceiro e último tópico algumas reflexões a respeito do conceito de igreja. Hebreus 10.25 “Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia”.

- A igreja foi fundada por Jesus Cristo (confira Mateus 16.18), Ele é a pedra, o fundamento sobre o qual a sua igreja está firmada.

- A igreja é de um modo geral uma comunidade, um ajuntamento de pessoas uma assembleia solene. Jesus é o Sumo Sacerdote da igreja, Jesus é o Cabeça da igreja e a igreja é o seu corpo, Jesus é o Noivo da igreja e a igreja é a sua noiva ataviada e adornada. E a igreja está debaixo do seu Governo! (confira 1º Coríntios 1.2), (confira Atos 11.26), (Confira Romanos 1.7), (confira Efésios 1.20-23); vemos que quando a escritura se refere a igreja não é um anonimato, não é isolamento, não é individual ou geográfico é um povo chamado, eleito, predestinado; se trata não de um indivíduo, mas de pessoas convocadas em reunião, um povo zeloso e de boas obras.

- Em último lugar busque em oração a Deus para que Ele lhe mostre uma igreja que zele pelo nome do seu Filho Jesus Cristo, visite uma igreja, mas não fique nela por se sentir bem, mas se tal igreja local mostra-se zelosa em sua prática de acordo com a bíblia sagrada, se ela crê nas doutrinas da graça e almeja continuamente uma reforma bíblica já é um bom começo; no mais converse o pastor local, procure saber qual a centralidade da igreja. Amém!



2 comentários:

  1. Encorajo-lhe a continuar com página tão edificante! Grato ao Senhor por sua vida e por sua coragem.

    ResponderExcluir

Fique Atualizado