MENU TESTE

Ao Senhor pertence a salvação. Jonas 2:9  

BBC Brasil - Primeira página

terça-feira, 3 de maio de 2016

Juventude da Igreja Moderna


 Elisabeth Silva

Estudante de Farmácia gosta de filmes, música e apaixonada por livros. Eterno aprendiz do Evangelho de Cristo.

Graça e Paz! Hoje eu venho compartilhar com vocês acerca do momento ímpar na vida do ser humano, a ADOLESCÊNCIA, vem do latim adolescentia que significa o período da vida entre a infância e a fase adulta, ou seja, o período de transição. No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), considera dos 12 anos até os 18 anos.

Enfim, é a fase das descobertas, alterações hormonais, escolhas, amores, debates, expressar de opiniões, entre outros. Fase saudosa para mim, nem tanto, saí dela faz pouco tempo. Clique no link para ler

O que me faz vir aqui é o temor a Deus. Para cada lugar que olho hoje em dia, vê uma geração de adolescentes destruídas pelo pecado, isso me deixa muito triste, choro só em ver certas cenas. Que juventude mais promíscua, suja, nojenta, sem amor a Deus, a si mesmo e ao seu próximo.  Em Mateus 24.12 nos fala: “E, por multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará”. E também em 1º João 5.19: “Sabemos que somos de Deus e que todo o mundo está no maligno”.

Mas não é sobre os que estão no “mundo” que eu quero falar, e sim sobre aqueles que mancham a Igreja de Cristo, escrevo isto pedindo a abundante Graça de Deus sobre a minha vida.

Citarei alguns pontos de como estão alguns dos jovens da nossa Igreja Contemporânea:

1.   Jovens descompromissados e sem reverência a Deus: qualquer outro lugar do mundo é mais interessante eu ir ao culto, o que entristece mais ainda, é ver 
pessoas indo apenas quando o ministério que faz parte ai cantar, dançar, atuar. Mas ouvir a Palavra que é importante e insubstituível, nada.


Um tempo atrás me deparei com uma cena lamentável, exatamente na hora que o pastor foi ao púlpito ministrar, jovens levantaram e para conversar lá fora, e ainda tiveram a cara de pau de voltar, quando o sermão estava acabando. Uma total falta de reverência, sem falar das conversas paralelas durante o culto, que sinceramente, incomoda por demais, e para matar de vez, acessar redes sociais no culto.

2.   Jovens promíscuos: parte mais delicada e que acontece de forma gritante.  Adolescentes e jovens se prostituindo, sem temor a Deus, ingressam na vida sexual muito cedo. O famoso “ficar” se tornou normal e saudável entre os “cristãos”.  O pior de tudo, ainda é quando pessoas com cargo de liderança têm pensamentos contrários a Palavra de Deus, acabam fazendo seguidores cegos, em Mateus 15.41 nos fala: “Deixai-os! Eles são guias cegos guiando cegos. Se um cego conduzir outro cego, ambos cairão no buraco”.

A pornografia exacerbada vem como uma avalanche, na rede (internet), nas revistas, jornais. Promiscuidade em algumas músicas que fazem apologia a sexo (antes do casamento), drogas, bebidas... Outro ponto é sobre as vestimentas, pense numa juventude pouca roupa, muito triste, quanto mais curta e apertada melhor.

3.   Amizades infrutíferas: vemos jovens na igreja tendo uma amizade de comunhão com os irmãos, mas lá fora, longe das 4 paredes é que vemos os seus amigos do dia a dia, pessoas totalmente contrárias a palavra de Deus, amizades nas quais não acrescentam nada. Podemos sim ser amigos daqueles que ainda não foram chamados por Cristo, mas precisamos fazer a diferença, não nos misturarmos a eles.

O que a Palavra de Deus nos fala sobre esses pontos citados?

1.   Em Salmos 119:9 diz: “Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra”.Primeiramente devemos pedir perdão pelos nossos pecados a Deus. Observar, ler, praticar, obedecer aos seus estatutos. Dedicar-se a leitura diariamente. Pois só assim temeremos ao Senhor. Também em Salmos 119.11 nos diz: ”Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”. Devemos ter sua lei gravada nos nossos corações. Uma dica, para mim serve até hoje, levem papel e caneta para os cultos, pois assim há uma maior concentração, e levem a Bíblia, folhea-la é muito bom, ficar com o aplicativo, gera inevitavelmente uma vontade de olhar redes sociais.

2.   Santificação: Em 1º Tessalonicenses 4.7 Deus nos chama para sermos santos, a tarefa é árdua, nesse mudo de várias paixões, mas a Palavra também nos fala em 1º João 2.14b eu somos fortes e podemos vencer o maligno.

Em 1º Coríntios 6.18-20 tem importantes ensinamentos:

Fuja da prostituição: ao deitar-se com alguém sem sermos casados, ao se masturbar pecamos contra o nosso próprio corpo. E esse mesmo corpo é templo do Espírito Santo de Deus, pode Ele habitar em um corpo promíscuo? Que dia de domingo levanta as mãos para adorá-lo e durante a semana se toca de forma indevida ou toca o corpo de alguém que não é o seu cônjuge? O nosso corpo e espírito pertence a Deus, por que fomos comprados por preço de sangue na Cruz.

3.   Amigos mais chegados que irmãos: devemos fortalecer a amizade daqueles que nos ensinam em amor e nos aproximam de Deus.  Em 1º João 2.15-17 o apóstolo João inspirado por Deus nos instruí a não amar ao mundo, não amar as coisas pecaminosas que os nossos “amigos” descrentes amam. Uma amizade segundo a Palavra é aquela de Eclesiastes 4.9 e 10, onde um levanta o outro nos altos e baixos da caminhada cristã.

No demais, peço a Deus misericórdia pela nossa juventude, que haja uma verdadeira regeneração, que o velho homem corrompido se despeça diariamente e que possamos nos renovar com o conhecimento Daquele que nos criou. (Colossences 3.9 e 10).

Para meditação: Tiago 4.7 e 8 “Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”. Chegai-vos a Deus, e se chegará a vós, Limpem as mãos, pecadores; e vós de duplo ânimo, purificai o coração.

Citações preferidas:

O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor;

Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados;
O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;
Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.

E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.
Colossenses 1:13-17

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
Efésios 2:8,9

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.
Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.
O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.
Tudo sofre tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
1º Coríntios 13:4-7

Um comentário:

  1. Quero parabenizar Elisabeth por mais uma postagem, coragem e entusiasmo, com uma bela exposição.

    ResponderExcluir

Fique Atualizado