MENU TESTE

Ao Senhor pertence a salvação. Jonas 2:9  

BBC Brasil - Primeira página

sábado, 14 de maio de 2016

Entendes tu o que lês?



Atos dos Apóstolos 8.30b
Por: André Santos

 Hoje em nossos cultos, estamos repletos de novos interpretes da bíblia, pegam versículos isolados do contexto imediato (versículos anteriores e posteriores e o livro como um todo) e do contexto geral (a Bíblia interpreta a própria bíblia) é uma grande armadilha, que tem infiltrado em nossos cultos diversas heresias, causando graves erros doutrinários. Por contexto também podemos dizer a situação da sociedade e/ou igreja envolvida naquele momento onde o livro
ou carta foi escrito. Veja o exemplo, por que Paulo diz à igreja em filipense que “nossa pátria está nos céus” (Filipenses 3.20)? Resposta:

Veja outro temas
de
André Santos - AQUI 
Porque os filipenses eram colônia romana e desfrutavam de privilégios do império. Paulo ressalta que a pátria (cidadania) dos filipenses não era Roma, mas algo muito superior, o céu, na presença do Senhor (Kyrios) Jesus, que é superior ao kyrios terreno, que era César.
  
Observação:

Inúmeros textos são mal interpretados por serem “pinçados” do seu contexto para “criar” uma nova doutrina. Alguns deles servem para embasar a maldição hereditária, que abordarei um post com esse assunto (Êxodo 20.5), não admitir que o crente fique doente (Isaias 53.4), a liberdade cristã para fazer o que quiser na igreja (2º Coríntios 3.17), o triunfalismo cristão (Filipenses 4.13) entre muitos outros.


Veja alguns exemplos:

II Coríntios 3: 17
Ora o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade.

Muitos se equivocam na interpretação desse versículo, justificando a falta de reverencia nos, erram quando tiram o sentido real do texto quando pensam que a liberdade que é citada se refere à forma de adoração, mas não é essa liberdade e sim a liberdade espiritual que o Espírito de Deus traz ao individuo que, uma vez agraciado com o dom da fé (Efésios 2.8), se arrepende e confessa Jesus como seu único e suficiente salvador, por isso há liberdade nessa pessoa ela não esta mais presa ao pecado, e também vemos em várias passagens da bíblia exigência de ordem e decência no culto, por exemplo, em I Coríntios 14.40, Eclesiastes 5.1, portanto fica claro que os que interpretam este versículo de outra forma e isolado estão errados.

Deuteronômio 28: 13

E o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda, e só estarás em cima, e não debaixo, quando obedecerdes aos mandamentos do Senhor teu Deus, que hoje te ordeno...


Este versículo é mal interpretado principalmente pelos da ala Neopentecostal, adeptos da teologia da prosperidade, pois interpretam de forma errônea quando dizem que estão corretos em fazer qualquer coisa para conseguir seus objetivos, pois levantam falso, caluniam, enganam sendo que isso não é licito, mas eles dizem que podem, pois a palavra autoriza ser cabeça e não cauda, só que eles se esquecem de que quem faz isso é o próprio Deus e de sua forma, o que podemos fazer para sermos cabeça é obedecer ao Senhor nosso Deus e aguardar pela sua misericórdia, e não passar por cima dos outros, pois assim estaríamos descumprindo um dos maiores mandamentos que é amarem ao próximo como a si mesmo.

 

Mateus 18.20:
Pois onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.

Interpretação popular (há duas, para este versículo):

a) Onde estiverem dois ou três reunidos em nome de Jesus, ali há uma igreja.
b) Onde estiverem dois ou três reunidos em nome de Jesus, Ele promete estar presente.

Considerações:
a) Duas ou três pessoas reunidas em nome de Jesus não constituem, necessariamente, uma igreja.
b) Jesus se faz presente com qualquer número de pessoas, nem que seja apenas uma (Mateus 6.6).

Errata (interpretação correta):
Em Mateus 18.15-20 Jesus tão somente está nos ensinando como devemos executar a disciplina eclesiástica. As duas ou três pessoas de que fala o texto são as testemunhas que Ele exige para a validação de um caso disciplinar (citadas no versículo 16 de Mateus).

Observação:
O que Jesus está dizendo é mais ou menos o seguinte: “Se vocês praticarem a disciplina eclesiástica do jeito que eu estou ensinando”, com duas ou três testemunhas verdadeiras, Ele estará aprovando o processo disciplinar de vocês e tudo quanto você ligar na terra será ligado no céu; e tudo quanto você desligar na terra será desligado no céu. Aqui fala de correção e disciplina.

Filipenses 4.13:
Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece
.
Interpretação popular: 
Tudo posso TER, COMPRAR, FAZER, etc., naquele que me fortalece.

Considerações:
Nos versículos anteriores, o apóstolo Paulo afirma: “Aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Sei estar abatido ou a ter abundância, ter fartura ou a ter fome”.

Errata (interpretação correta):
Posso SUPORTAR tudo, naquele que me fortalece.


II Coríntios 6.14:
Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis.

Interpretação popular: 
Um crente não deve se casar com pessoa não crente.

Considerações:
II Coríntios 6.14-18 não fala somente de casamento (“Que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?”).

Errata (interpretação correta):
A Bíblia proíbe todo e qualquer tipo de sociedade entre fiéis e infiéis (casamento, empresas e negócios, filiação em sociedades secretas ou reservadas, etc.).

Veja o absurdo:
“Deus cegou os entendimentos dos incrédulos”

É sério! Ouvi um pregador dizendo isso…

Errata (interpretação correta):
Mas não foi Deus quem cegou o entendimento dos incrédulos! A Bíblia diz: “… o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus” (II Co 4:4). Esse “deus” é o diabo.

André Santos
Administrador do Blog

Sou “crente” há 19 anos, reformando agora rsrs. Atuando como professor na classe dos homens na IEBI – Igreja Evangélica Batista no Ibura, onde sou membro.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique Atualizado