MENU TESTE

Ao Senhor pertence a salvação. Jonas 2:9  

BBC Brasil - Primeira página

domingo, 26 de junho de 2016

MELHOR DEIXAR FORA DO APRISCO?!



Por André Santos
Lucas 15:3-7

Como sempre, a utilização da cultura, nas dissertações feitas por Jesus é evidente. Assim ele trás uma compreensão simplificada e objetiva dos fatos. Na parábola da ovelha perdida, para salientar a importância da reconciliação do pecador com Cristo, Jesus faz valer todo seu conhecimento concernente a culta regional. Leva seus ouvintes a uma compreensão bem próxima, nesta época, as ovelhas eram um bem valioso e tinham um valor altíssimo.

Nesta parábola,
Jesus utiliza uma comparação de um rebanho de porte médio. A média de animais em um rebanho desse porte variava de 20 a 200, enquanto um rebanho considerado grande possuía 300 animais ou mais. Propositalmente Jesus utiliza um rebanho de pequeno porte, o que eleva e muito o valor dessa única ovelha perdida.

Todo pastor de ovelha quando, uma de suas
ovelhas desgarrava, era tomado por uma forte
tristeza. Pois haviam perdido um bem valioso. Soberanamente Jesus utiliza a cultura da época a fim de revelar não apenas o valor que o pecador tem, mais para exortar aos “pastores” contemporâneos o quanto valioso é um pecador desgarrado. Uma bela descrição desse preço pago por cristo, encontramos no livro de Isaías no capitulo 53.

Vejamos o que afirmam as escrituras; Deus agradou moê-lo, fazendo-o enfermar. Ele foi transpassado e moído pelas nossas iniquidades. Ele foi oprimido e humilhado. Como um cordeiro levado ao matadouro Ele foi ferido.

Observação:

Ele se tornou aflito, ferido e oprimido de Deus, mas todo este castigo é a razão pela qual nós, que antes éramos ovelhas desgarradas (perdidas), hoje podemos ter paz em Cristo, que partiu para cruz a procura da ovelha perdida.

Reunir os amigos e vizinhos para se alegrarem por causa do animal encontrado era uma atitude bastante natural, que assim. Jesus comparou a alegria do encontro da ovelha perdida com o júbilo do céu por causa do arrependimento de um pecador.

Conclusão:

Vejamos o quanto Jesus foi enfático em sua colocação, Ele afirma que as 99 ovelhas ficaram no campo, ou seja, ficaram em segurança. As 99 estavam protegidas do frio, fome, salteadores, lobos ferozes e partiu a procura dessa única ovelha desgarrada. Pastores contemporâneos, muitos deles nem tomam conhecimento das ovelhas perdidas, por conveniência. Ovelha desgarrada é igual a ovelha rebelde e problemática, MELHOR DEIXAR FORA DO APRISCO.

Fica aqui algumas perguntas; a ovelha perdeu seu valor? Os pastores perderam a essência? Cadê a alegria ao encontrar a ovelha perdida?

Em suma; minha fala é que os “pastores” perderam a alegria em pastorear! As ovelhas foram, e o pastor ficou no campo. As ovelhas de hoje apenas servem para fornecer lã.


Solus Christus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique Atualizado