Por André Santos
Texto para leitura: João: 19. 30.
"Então Jesus, depois de ter tomado o vinagre, disse: está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito".
Quando na gênesis dos céus e da terra, o primeiro homem foi criado. Deus trás a existência toda raça humana, na linhagem de Adão, porém Deus havia requerido do homem obdiencia voluntaria mais o homem fez tudo errado e foi expulso do jardim, a sentença proferida em gênesis 2.17 foi aplicada;
"Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás".
O homem foi expulso do jardim, e passou a viver dissolutamente. Mortos em seus delitos e pecados, em uma depravação total. Em romanos 1.28 Paulo enfatiza a sentença pronunciada "E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm". O homem passa a viver desgarrados como ovelhas que não tem pastor.
Mais Deus sendo rico em misericórdia, já havia preparado seu filho Jesus Cristo para ser a propiciação por nossos pecados, conforme Colossenses: 2. 13. e a vós, quando estáveis mortos nos vossos delitos e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-nos
todos os delitos; 14. e havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz;
todos os delitos; 14. e havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz;
O termo grego para “escrito” de dívida encontrado em Colossenses 2:14 é“cheirographon”. Segundo o Léxico Grego de Strong (Sociedade Bíblica do Brasil), a palavra possui os seguintes significados:
1) manuscrito, o que alguém escreveu por sua própria mão;
2) nota manuscrita na qual alguém reconhece que recebeu dinheiro como depositário ou por empréstimo, e que será devolvido no tempo determinado.
Desse modo, Paulo não está dizendo que a Lei de Deus foi abolida (o termo cheirographon não é sinônimo de nomos – lei. NUNCA cheirographon é traduzido por “Lei”, no grego bíblico) e sim que a o relato do pecado – que era contra nós – foi cravado na cruz. Esse relato é simbolizado por uma nota promissória que Jesus pagou, de modo que não mais estamos em débito para com Deus e Sua santa Lei. E, assim, não estamos mais destinados à morte eterna – demanda legal para todo o pecador (Romanos 6:23).
Vamos a obra de Cristo; no livro de João mais precisamente no capítulo 6:36-39 temos a missão do filho "36. Mas como já vos disse, vós me tendes visto, e contudo não credes. 37. Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. 38. Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39. E a vontade do que me enviou é esta: Que eu não perca nenhum de todos aqueles que me deu, mas que eu o ressuscite no último dia.
Conclusão:
O sentido do "está consumado" é de algo resolvido, e é a mesma palavra grega usada para uma dívida quitada. Jesus está dizendo que está terminado, a dívida está paga, é o fim da questão. Ninguém mais poderá cobrar uma dívida que foi paga, e ninguém poderá condenar um ex-detento que cumpriu toda a sua pena.
Solus Christus
Nenhum comentário:
Postar um comentário