MENU TESTE

Ao Senhor pertence a salvação. Jonas 2:9  

BBC Brasil - Primeira página

domingo, 14 de agosto de 2016

A Soberania de Deus e a Responsabilidade Humana

Texto para leitura: Lucas 15.11-32
Texto base: Lucas 15:32
Mas era justo alegrarmo-nos e folgarmos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; e tinha-se perdido, e achou-se.
A doutrina da soberania de Deus (...) atribui a Deus – Pai, Filho e Espírito Santo – a glória que Lhe é devida, colocando a criatura no correto lugar diante dEle – no pó.
A. W. Pink
Do princípio ao fim, a Bíblia, desde a desobediência de Adão e Eva, as escrituras não só falam como revelam o amor de Deus, que abre o caminho para a casa do Pai, e que chama o pecador de volta Mateus 25:34.

Embora o arrependimento seja um mistério, mediante uma fé salvadora Efésios 2:8, que Deus repartiu para cada individuo Efésios 4:7. O cristão que ama e obedece a Deus deve regozi­jar-se e alegrar-se, quando um pecador se arrepende. Para ele são dirigidas as palavras:
1° Esta é a mensagem para o justo que tem enfrentado batalhas por e com o Senhor, que tem suportado o calor do dia e tem guardado a fé Lucas 15:31.
2° Mas era justo alegrarmo-nos... porque este teu irmão estava morto e reviveu; tinha-se perdido e foi achado Lucas 15:32.
Observação: O pai gentilmente o lembrou de que o pródigo não era simplesmente filho dele, mas teu irmão.
A SOBERANIA DE DEUS
É o ensino bíblico de que Deus é Rei, Soberano e legislador de todo universo.
Declarações Bíblicas. “Nos céus estabeleceu o SENHOR o seu trono, e o seu reino domina sobre tudo” Salmos 103.19. Davi, rei de Israel reconhece: “Tua, SENHOR, é a grandeza, o poder, a honra, a vitória e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra” 1 Crônicas 29.11. Esse reconhecimento da soberania de Deus, expresso em forma de oração, é ecoado na conclusão tradicional do Pai Nosso: “pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre” Mateus 6.13. Deus realmente é “o único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores” 1 Timóteo 6.15; cf. Apocalipse 19.16. A soberania de Deus, portanto, expressa a própria natureza de Deus: onipotente e todo-poderoso, apto para cumprir Seu beneplácito, impor a Sua vontade decretada e guardar as Suas promessas.
RESPONSABILIDADE HUMANA
Uma das razões por que esta doutrina é tão preciosa para os crentes é o fato de sabermos que o grande desejo de Deus é mostrar misericórdia e bondade para aqueles que confiam nEle. “Farei com eles aliança eterna, segundo a qual não deixarei de lhes fazer o bem; e porei o meu temor no seu coração, para que nunca se apartem de mim. Alegrar-me-ei por causa deles e lhes farei bem... de todo o meu coração e de toda a minha alma”Jeremias 32.40-41. A soberania de Deus significa que o desígnio dEle a nosso respeito não pode ser frustrado. Nada, absolutamente nada, acontecerá àqueles que Deus ama e que são chamados segundo o seu propósito, exceto o que lhes for profundo e altamente bom. Romanos 8.28Salmos 84.11 (refs2).
Como aconteceu com o filho mais novo Lucas 15:20 (v.20), o pai toma a iniciativa para restaurar o relacionamento Efésios 2:12. A parábola, como um todo, aponta o soberano amor de Deus que, ativamente, procura indignos pecadores Mateus 9:13, aqueles que não o buscam 1 Pedro 2:10.
CONCLUSÃO
Temos uma harmoniosa afirmação, indicando que o irmão mais velho via seu relacionamento com o pai como uma recompensa de comportamento meritório. Do mesmo modo como o amor do pai responde ao demérito do filho mais moço, a salvação não é uma recompensa pelas boas obras, mas inteiramente o dom gracioso de Deus Efesios 2.8.
RESUMO Jesus ensina aos fariseus o significado do amor de Deus ao que está perdido, contando as parábolas da ovelha perdida, da moeda de prata perdida, e do filho pródigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique Atualizado