MENU TESTE

Ao Senhor pertence a salvação. Jonas 2:9  

BBC Brasil - Primeira página

sábado, 25 de fevereiro de 2017

Exposição da Epistola de Judas

Faça um comentário ou uma pergunta Clique aqui para comentar.
Aqui você pode baixar o aqrquivo Clique para baixar.

A epístola de Judas e sua relevância para nossos dias!
Elaborada por: André Teixeira

Texto: Epístola de Judas
Versículos: 1 a 12

Versículos-chave: Judas ver. 3
 
"Amados, embora estivesse muito ansioso por lhes escrever acerca da salvação que compartilhamos,  senti que era necessário escrever-lhes insistindo que batalhassem pela fé uma vez por todas confiada aos santos."

Introdução

Meias-verdades, declarações extraídas do seu contexto, descrições enganadoras, palavras com o significado alterado, e falsificações, têm a intenção de enganar e de
ocultar a verdade. Os mentirosos podem ter diversos motivos: fazer uma venda, ganhar uma eleição, ocultar alguma transgressão, melhorar uma imagem, derrotar um rival, enganar alguém, cair nas graças de um treinador, professor, amigo, pai, empregador, ou cônjuge. Qualquer que seja a razão, o verdadeiro caráter do mentiroso vem à tona quando a verdade é revelada. Nos primeiros dias da igreja, surgiram mentirosos — pessoas que distorciam a verdade, que deliberadamente rejeitavam a Palavra de Deus e a soberania de Cristo e criavam, em seu lugar, a sua própria teologia.

II Coríntios 11.13

"Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo."

II Timóteo 4.3,4

Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos.

Vejamos alguns exemplos

Agenor Duque;

1 - Unção do esquecimento, o apóstolo dá cigarro a fiéis que querem abandonar o vício;
2 - Unge 50 Kg de sal em um ritual sagrado;

 O ritmo de inovação é assustador, Agenor Duque passou a pedir o 13º salário dos fiéis e até o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (faltam agora as contas inativas); 

3 - Agenor Duque faz entrevista com suposto endemoniado, desafia levar facada no peito e afirma que pastor em pecado deve ser esfaqueado;

Observação:

A postura de amaldiçoar as pessoas que discordam de suas ideias é um hábito para Agenor Duque. Há pouco mais de um ano, um vídeo se tornou viral nas redes sociais por causa disso.

A insanidade herética de Agenor Duque

Em nome de Deus, Duque bate no peito e grita dizendo que está amaldiçoando quem o critica: “Pese o Senhor hoje a minha vida e a sua. Que Deus pese-me entre mim e você. Tem blasfemado contra o ungido de Deus. Eu não sou um cheirador de cocaína, eu não sou um alcoólatra. Eu sou um homem de Deus. Você diz que verá minha queda… Então, se eu sou um profeta de Baal, é três dias: ou Deus me abate e abate a minha casa, ou a ira do Senhor virá contra ti. Se eu sou um falso profeta, você saberá. Diz o Senhor: ‘você está amaldiçoado agora”.

Valdemiro Santiago

Recentemente,  o tal Apóstolo mostrou toda a sua falta de conhecimento bíblico distorcendo as escrituras criando – o trízimo (dizimo de 30 %) que é dividido  em nome do Pai (10%), do Filho  (10%)  e do Espírito Santo (10%).

Em um longo artigo escrito para o site da Igreja Mundial do Poder de Deus, o apóstolo Valdemiro Santiago afirmou que Jesus é uma criação de Deus, e não o próprio Deus. A afirmação pode estar ligada à doutrina do Arianismo, recusada pela maioria das igrejas cristãs.

Segue uma lista pequena de algumas heresias deste líder, falso mestre, falso profeta:

Confissão Positiva; A Confissão Positiva, movimento que influencia igrejas neopentecostais, tanto no Brasil quanto no mundo, tem origem no século 19, quando Essek William Kenyon, nascido em 1867, passou a pregar influenciado pelas ideias de Finéias Parkhusst Quimby, conhecido como curandeiro e hipnotizador, além de fundador de uma corrente chamada “Novo Pensamento”.

Teologia da Prosperidade; também conhecida como Evangelho da prosperidade é uma doutrina religiosa cristã que defende que a bênção financeira é o desejo de Deus para os cristãos e que a fé, o discurso positivo e as doações para os ministérios cristãos irão sempre aumentar a riqueza material do fiel. Baseada em interpretações não-tradicionais da Bíblia, geralmente com ênfase no Livro de Malaquias, a doutrina interpreta a Bíblia como um contrato entre Deus e os humanos; se os humanos tiverem fé em Deus, Ele irá cumprir suas promessas de segurança e prosperidade.

Arianismo; foi uma visão cristológica sustentada pelos seguidores de Ário, presbítero cristão de Alexandria nos primeiros tempos da Igreja primitiva, que negava a existência da consubstancialidade entre Jesus e Deus Pai, que os igualasse, concebendo Cristo como um ser pré-existente e criado, embora a primeira e mais excelsa de todas as criaturas, que encarnara em Jesus de Nazaré. Jesus então, seria subordinado a Deus Pai, sendo Ele (Jesus) não o próprio Deus em si e por si mesmo. Segundo Ário, só existe um Deus e Jesus é seu filho e não o próprio Deus.

Misticismo; do grego μυστικός, transliterado mystikos, "um iniciado em uma religião de mistérios" é a busca da comunhão com uma derradeira realidade, divindade, verdade espiritual ou Deus através da experiência direta ou intuitiva.

No livro de Jakob Böhme "O Príncipe dos Filósofos Divinos", o misticismo se define como um tipo de religião que enfatiza a atenção imediata da relação direta e íntima com Deus, ou com a espiritualidade, com a consciência da Divina Presença. É a religião em seu mais apurado e intenso estágio de vida. O iniciado que alcançou o "segredo" é chamado um "místico". Os antigos cristãos empregavam a palavra "contemplação" para designar a experiência mística.

"O místico é aquele que aspira a uma união pessoal ou a unidade com o Absoluto, que ele pode chamar de Deus, Cósmico, Mente Universal, Ser Supremo etc.

Paganismo; é que promove mentiras. Ídolos e deuses falsos não têm poder, mas rituais pagãos abrem as pessoas à influência destrutiva de demônios (I Coríntios 10.19-20). O diabo é o pai da mentira.

A insanidade herética de Valdemiro Santiago

Em um vídeo protagonizado pelo FALSO PROFETA Valdemiro Santiago que numa atitude absolutamente herética subiu a um monte com um carnê gigante "se sacrificando" diante de Deus a favor do surgimento de milagres. Pois é, o denominado "apóstolo" Valdemiro afronta o Deus Eterno através de ensinos que desqualificam a graça e o sacrifício vigário de Jesus.

Com dor no coração sou obrigado a confessar que essa gente não tem pregado o evangelho do reino. Antes pelo contrário, o evangelho o qual estes têm pregado é humanista, megalomaníaco e antropocêntrico.

O Autor da epistola

Judas: filho de José, irmão de Tiago, e meio-irmão de Jesus. O autor desta breve carta identifica-se, imediatamente, como “Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago” (v. 1). Consequentemente, a questão é qual Tiago e qual Judas (uma forma do nome hebraico Judá - em grego, “Judas” -, um nome judeu comum). A resposta mais amplamente aceita é que Judas e Tiago são os filhos de José, mencionados em Mateus 13.55 e Marcos 6.3, e, portanto, os meios-irmãos de Jesus. Tiago tinha se tornado o líder da igreja em Jerusalém (Atos 12.17; 15.13-21; Gálatas 1.18,19).

O Propósito da epistola

O livro de Judas é muito importante para nós hoje porque foi escrito sobre o fim dos tempos, para o fim da era da igreja. A era da igreja começou no Dia de Pentecostes. Judas é o único livro inteiramente dedicado à grande apostasia. Judas escreve que más obras são a prova de apostasia. Ele nos exorta a batalhar pela fé, pois há joio no meio do trigo. Falsos profetas estão na igreja e os santos estão em perigo. Judas é um livro pequeno, mas muito importante e digno de estudo, escrito para os cristãos de hoje.

Data e contexto

Talvez escrita na Palestina, em aproximadamente 65 d.C. A localização de Judas e a data do seu texto são desconhecidas. Sendo irmão de Tiago e ativo na igreja de Jerusalém, o lugar mais provável parece ser a Palestina. Mas Paulo dá a entender que Judas e sua esposa podem ter servido como missionários itinerantes (I Co 9.5). Se isto for verdade, Judas poderia ter estado praticamente em qualquer lugar do império romano ao escrever esta carta. A similaridade entre a carta de Judas e a segunda carta de Pedro indica que elas foram provavelmente escritas aproximadamente na mesma época, uma vez que as duas tratavam do mesmo problema enfrentado pela igreja, uma heresia pré-gnóstica.

Destinatários

Cristãos judeus espalhados por todo o mundo. Pouco se sabe, ao certo, sobre os leitores aos qual esta carta é dirigida, exceto que ela se destina “aos chamados, queridos em Deus Pai e conservados por Jesus Cristo” (v. 1). Esta descrição dá a entender que Judas estava escrevendo a todos os crentes, e não a uma igreja ou segmento da igreja específica. Sendo ele mesmo um crente de origem judaica, a tendência de Judas teria sido ministrar entre cristãos hebreus, como seu irmão Tiago, que dirigiu a sua carta especificamente “às doze tribos” (Tiago 1.1).

A Mensagem

A Palavra de Deus e a dádiva da vida eterna têm valor infinito e foram confiadas aos fiéis seguidores de Cristo. Existem muitas pessoas que vivem em oposição a Deus e aos seus seguidores. Elas distorcem a verdade de Deus, procurando enganar e destruir os incautos. Mas a verdade de Deus deve ir adiante, sendo transmitida e defendida por aqueles que comprometeram a própria vida com o Filho de Deus. Receber esta missão é uma tarefa importante, uma responsabilidade tremenda, e um privilégio profundo. Esta era a mensagem de Judas aos cristãos em todas as partes do mundo.

Vamos à exposição do texto:

Ver. 1 - Judas... Irmão de Tiago.

Chamados; A expressão da iniciativa soberana e graciosa de Deus em convocar eficazmente à salvação aqueles a quem escolheu.

Guardados em Jesus Cristo; O grego pode ser traduzido também por "guardados para Jesus Cristo".  Os eleitos perseverarão na fé porque Deus os preserva (v. 24; João 10.27-30; I Pedro 1.5).

Ver. 2 - A misericórdia, a paz e o amor; Judas confere um significado profundamente cristão a uma tradicional saudação judaica ("misericórdia e paz") pelo acréscimo de "amor".  A misericórdia de Deus para com pecadores indignos e a consequente paz estão baseadas em seu amor manifestado em Jesus Cristo (João 3.16).

Ver. 3 - foi que me senti obrigado.  Em lugar do tratado doutrinário que havia planejado escrever, Judas sente-se obrigado a lidar com problema dos falsos mestres (v. 4).  Não temos conhecimento se o seu objetivo original foi posteriormente alcançado.

A batalhardes, diligentemente, pela fé; Aqui, "fé" designa o conteúdo da mensagem ensinada pelos apóstolos e professada por todos cristãos, não o exercício pessoal da confiança por parte de um crente.  O cristianismo possui um corpo autorizado de fé dado por Deus à Igreja através dos apóstolos (I Coríntios 15.3-8).  Juntamente com o Antigo Testamento (Efésios 2.20), esse testemunho apostólico, como se encontra no Novo Testamento, é o padrão para a Igreja (II João 9, 10).

Ver. 4 - certos indivíduos se introduziram com dissimulação; Os perturbadores aparentemente tinham vindo de fora da igreja à qual Judas estava escrevendo, apresentando-se talvez como profetas ou mestres itinerantes (II Jo 10, 11).

Pronunciados para esta condenação; Esta frase difícil refere-se provavelmente a várias profecias sobre a vinda e a condenação de homens ímpios, como os falsos mestres, incluindo, talvez, a profecia de Enoque nos vs. 14,15 e as profecias apostólicas nos vs. 17,18.  Ou, menos provavelmente, pode referir-se à sorte dos ímpios como estando escrita nos livros celestiais (Jeremias 22.30; Apocalipse 17.8).

Transforma em libertinagem a graça de nosso Deus; Os oponentes de Judas eram culpados de antinomismo — a convicção de que os cristãos não têm obrigação alguma de seguir a lei moral como regra de vida.  Tal ensino foi um problema permanente na igreja primitiva (Romanos 3.8; 6.15; I Coríntios 6.12-15; Gálatas 5.13), especialmente onde a ênfase de Paulo sobre a justificação pela graça mediante a fé era mal entendida e pervertida.

Negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo; Por sua conduta ímpia e imoral, os falsos mestres negam a Cristo.  A designação de Cristo como "Senhor" reconhece a divindade de Cristo.

Ver. 5 - destruiu, depois, os que não creram;  Deus puniu a Israel com quarenta anos de peregrinação no deserto por incredulidade quando eles recusaram-se a entrar em Canaã após o relato dos espias (Números 14.27-34; Hebreus 3.16-19).  Assim como o juízo sobreveio aos israelitas apóstatas, também sobrevirá aos membros apostatados da Igreja (Hebreus 4.1, 2).

Ver. 6 - Anjos. Ver nota em II Pedro 2.4. O significado dessa frase é discutido.  Muitos veem aqui uma alusão ao pecado dos "filhos de Deus" de Genesis 6.1-4 (cf. Judas 6). No texto em questão, Pedro pode estar se valendo, para fins ilustrativos, do texto da narrativa de Genesis 6 no livro apócrifo de 1 Enoque (Judas 14).  Enquanto "filhos de Deus" podem referir-se a anjos (Jó 1.6; 2.1), esta interpretação não está livre de dificuldades (Genesis 6.2). Outros especulam que "anjos quando pecaram" são os anjos malignos que pecaram antes da queda da humanidade como está em Genesis 3.  Seja como for, o ponto é que se Deus julgou anjos malignos, então certamente também julgará pessoas ímpias.

Não guardaram o seu estado original... Abandonaram o seu próprio domicílio.  Tais anjos rebelaram-se contra as responsabilidades que lhes haviam sido conferidas por Deus e abandonaram suas áreas de ministério ou residência.  Alguns interpretam isto como dizendo que eles deixaram o céu e desceram a terra.

O juízo do grande Dia; O dia do julgamento por ocasião da segunda vinda de Cristo.

Ver. 7 - como aqueles.  Sodoma, Gomorra e as outras cidades assemelhavam-se a esses anjos do v. 6 na imoralidade e perversidade da sua transgressão sexual.  A comparação também poderia referir-se à impudência e ao orgulho com que abandonaram seu próprio lugar.

Prostituição... Seguindo após outra carne; A "outra carne" refere-se, no caso, ao homossexualismo descrito em Genesis 19.4,5.

Exemplo do fogo eterno, sofrendo punição; A destruição, pelo fogo, de Sodoma, Gomorra e as cidades vizinhas em Genesis 19 presta-se, em toda a Escritura, como um modelo do julgamento de Deus contra o pecado (Deuteronômio 29.23; Isaias 1.9; Jeremias 49.17,18; Romanos 9.29).

Ver. 8 - sonhadores; Provavelmente, uma referência às alegações dos falsos mestres de receberem revelações divinas por meio de experiências visionárias, alegações que eles podiam usar como justificativa para as três ações mencionadas em seguida.

Contaminam a carne.  Imoralidade sexual (ver. 4), talvez até homossexualismo (ver. 7; Romanos 1.26,27).

Rejeitam governo.  Embora alguns o associem com autoridades humanas ou angelicais, é mais provável que seja uma referência ao senhorio e à autoridade de Jesus Cristo.

Difamam autoridades superiores; II Pedro 2.10. Quando advertidos do perigo de cair no poder de forças espirituais do mal (I Coríntios 5.5; I Timóteo 1.20), os falsos mestres aparentemente zombaram do poder do diabo e seus demônios. Inclusive hoje, uma atitude petulante em relação a satanás e seu poder pode representar perigo espiritual.

Ver. 9 - Há evidências de que este incidente esteja baseado em A Assunção de Moisés, uma obra judaica apócrifa (da qual restaram apenas fragmentos) que expande a narrativa do sepultamento de Moisés em Deuteronômio 34.5, 6 o episódio diz respeito ao confronto entre o arcanjo Miguel e o diabo pela posse do corpo de Moisés. Conforme geralmente se interpreta, o argumento de Judas é que a linguagem áspera dos falsos mestres contrasta com a linguagem temperada de Miguel (II Pedro 2.10).  Outros entendem que Judas apresenta o apelo de Miguel à autoridade de Deus em oposição à reivindicação dos falsos mestres de possuírem autoridade espiritual própria.

O arcanjo Miguel; Conforme Daniel 10.13,21 e 12.1, Miguel é um dos principais anjos e o guardião especial de Israel. Em Apocalipse 12.7, Miguel lidera a hoste de anjos na guerra contra o diabo e seus anjos.

Ver. 11 - O caminho de Caim; Genesis 4.1-15; Hebreus 11.4; I João 3.12.  De acordo com a tradição judaica, à qual Judas pode estar se referindo, Caim foi o pecador arquetípico e o instrutor de outros no pecado.

Erro de Balaão; II Pedro 2.15; A tradição exegética judaica tornou Balaão proverbial por causa de sua avareza.  Por isso, os falsos mestres com seu desejo de lucro são comparados a ele (Judas 11).  De acordo com Números 31.16, Balaão também era culpado por levar outros a pecar.

Revolta de Coré; Coré, juntamente com Datã e Abirão, liderou 250 homens na rebelião contra a autoridade de Moisés e de Arão (Números 16).  A revolta de Coré e o castigo divino resultante permitem uma comparação apropriada com o desprezo dos falsos mestres à autoridade eclesiástica e a capacidade perigosa dos falsos mestres de fazer outras pessoas se desviarem, bem como fornecem um exemplo do julgamento divino reservado aos falsos mestres (Números 16.31-33).

Ver. 12 - Rochas submersas; Esses "recifes submersos", conforme a palavra grega pode ser traduzida, constituem-se num perigo para a navegação.  Se Judas está fazendo um jogo de palavras, o que ele quer dizer é que aqueles falsos mestres eram "recifes submersos perigosos" em águas supostamente tranquilas.

Aplicação Prática: Vivemos em um momento único na história e este pequeno livro pode ajudar a equipar-nos para enfrentar os incontáveis desafios de viver no fim dos tempos. O cristão de hoje deve ter cuidado com as falsas doutrinas que podem facilmente enganar-nos se não formos bem versados na Palavra. Precisamos conhecer o Evangelho - para proteger e defendê-lo - e aceitar o Senhorio de Cristo, o qual é evidenciado por uma mudança de vida. A fé autêntica sempre reflete o comportamento semelhante ao de Cristo. Nossa vida em Cristo deve refletir o conhecimento do nosso próprio coração que descansa na autoridade do Criador e Pai Todo-Poderoso e põe fé em prática. Precisamos desse relacionamento pessoal com Ele, só então conheceremos Sua voz tão bem que não seguiremos a nenhum outro.

Considerações finais

As pessoas que não procuram conhecer a verdade contida na Palavra de Deus são suscetíveis à apostasia. Torne-se um estudioso das Escrituras e conserve o seu foco em Cristo. Proteja-se contra qualquer falso ensino que lhe distraia ou que lhe afaste da verdade de Deus.

"Àquele que é poderoso para impedi-los de cair e para apresentá-los diante da sua glória sem mácula e com grande alegria, ao único Deus, nosso Salvador, sejam glória, majestade, poder e autoridade, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, antes de todos os tempos, agora e para todo o sempre! Amém."
Judas 24,25



Fontes de pesquisas:

Dr. Shedd;
Dwight L. Moody:

Comentário expositivo NVI:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique Atualizado