Livro de Amós cap. 3
Por: André Santos
Texto base: Amós
3:7
Certamente o
SENHOR Soberano não faz coisa alguma sem revelar o seu plano aos seus servos,
os profetas.
Introdução:
Esta parte
do livro é uma expansão do tema encontrado nos dos dois primeiros capítulos.
Amós começa mostrando o relacionamento único
que Israel desfruta para com Deus. Sua peculiaridade, o Amor benévolo, que
caracteriza por uma disposição bondosa de promover a felicidade dos outros por
generosidade ou prazer de praticar boas ações.
Objetivo:
Livro de Amós tem como objetivo, pronunciar um julgamento sobre todas as
nações vizinhas, em seguida, sobre sua Judá sua própria nação e, finalmente, a mais dura sentença é dada a Israel. Suas visões
de Deus revelam a mesma mensagem enfática: o
julgamento está próximo. O livro termina com a promessa de Deus a Amós
que aponta para uma futura restauração do remanescente.
O
chamado de Amós:
Amós foi
chamado por Deus para profetizar ao Reino do Norte (Israel). Mesmo sendo
natural do Reino do Sul (Judá), este pregador apareceu em Betel, o santuário do
rei Jeroboão (7.13), onde havia um dos bezerros de ouro (1Re 12.28-29). Falou
tão ousadamente que o sacerdote Amazias mandou dizer ao rei Jeroboão que Amós
conspirava contra ele (7.10-13).
O
tema dominante:
O tema
dominante é declarado nitidamente em 5.24, em que se exige que a justiça social
seja a manifestação indispensável da verdadeira piedade. Amós era porta-voz da
justiça e da retidão exigidas por Deus, ao passo que Oséias ressaltava o amor,
a graça a, misericórdia e o perdão divino. Amós
declarava que Deus estava para condenar seu povo infiel e desobediente que
violava a aliança. Os santuários de Betel e outros locais de culto eram muitas
vezes paganizados, e Israel tinha um conceito mundano do próprio ritual que o
Senhor havia determinado. Achavam que Deus nada
exigia além do cumprimento dos rituais, e uma vez realizados, o povo podia
fazer o que bem entendesse.
Vamos
ao texto:
1. Toda a família.
Amós torna claro que o juízo recairá sobre todas as doze tribos.
Israel dividida:
Com a morte de Salomão,
uma facção liderada por Jeroboão viu nesta uma oportunidade para
resgatar Israel do poderio de Judá. A aclamação de Jeroboão significou a
divisão indissolúvel entre Judá (e Benjamim) e as demais 10 tribos, uma vez que
o filho de Salomão, Roboão, foi
confirmado rei em Jerusalém. Formaram-se assim os reinos de Judá, ao sul, com
sede em Jerusalém, e Israel, ao norte, com capital em Samaria.
2. A vós outros
vos escolhi. O verbo hebraico traduzido para "escolher", quando
usado para expressar o relacionamento entre duas pessoas, frequentemente
descreve a intimidade do casamento (Genesis. 4:1). Deus escolheu Israel acima
de todas as nações para desfrutar de um relacionamento especial com Ele e para
executar um serviço particular diante do mundo. Esta doutrina é peculiar aos
profetas de Israel, e não tem panfleto entre as outras nações. Isto
naturalmente coloca Israel em uma posição de
responsabilidade especial.
3. Se não houver
entre eles acordo. A não ser que tenham concordado, isto é, tenham assumido
um compromisso.
5. Laço, o mecanismo
que abre a armadilha.
6. Tocar-se-á a
trombeta. A trombeta era tocada para se advertir de um ataque ou para se
convocar à batalha (Ezequiel. 33:3; Joel 2:1). Sem que o povo se estremeça? As
advertências de Amós deviam ser levadas em consideração. Mal. Não uma
referência ao pecado, mas à calamidade e ao desastre.
7. O SENHOR Deus
não fará coisa alguma. Quando Deus envia uma calamidade, Ele também revela
o propósito da calamidade.
A mensagem básica de Amós a Jeroboão II e Israel era: “chegou o fim
de Israel, o meu povo”. As calamidades enviadas por Deus e profetizadas por Amós revelam a sentença
de Deus, e nela Ele pronuncia claramente.
“chegou o fim de Israel, o meu povo”.
8. Rugiu o leão.
O profeta ouviu o rugido no marchar do exército assírio.
9. Asdode . . .
Egito. Às vezes os profetas destacam a superioridade moral das nações pagãs
sobre o Israel rebelde. Os montes.
Ebal e Gerizim, dos quais podia-se avistar Samaria. Samaria. Fundada por Onri (I Rs. 16:24).
10. Não sabe fazer
o que é reto. Perdeu todo o senso de orientação moral.
11. Um inimigo.
O rei da Assíria.
12. Livra da boca
do leão. A declaração reflete os antecedentes de Amós. Os restos de um
animal eram às vezes exibidos como evidência (Ex. 22:13). A insignificância do
que restava servia para enfatizar a comparação. O canto da cama. A ASV e a RSV dizem o canto de um sofá. O canto
era o lugar de honra. E parte do leito.
Ou, sobre as almofadas de seda de um leito. A figura se refere a uma sala de
conferências em Samaria onde os líderes da nação descansavam de suas obrigações.
13. A casa de Jacó.
Uma referência às dez tribos, conforme indicado pela menção de Betel no versículo
seguinte. O SENHOR Deus, o Deus dos
exércitos. Esta é a forma mais extensa do nome de Deus na Bíblia, e aparece
apenas aqui no V.T. Enfatiza de maneira especial a onipotência de Deus com o
propósito de engrandecer o efeito do julgamento predito.
14. As pontas do altar. As pontas do altar simbolizam o poder e eram
sagradas para os israelitas (I Rs. 1:50). Eram importantes porque o sangue do
sacrifício era aplicado nelas (Leviticos. 4:30). Cortá-los fora era um ato de
profanação.
Aplicação Prática:
Às vezes pensamos que somos um "apenas"! Somos apenas um
vendedor, apenas um agricultor, apenas uma dona de casa. Amós seria considerado
um "apenas". Ele não era um profeta, um sacerdote ou um filho de um
dos dois. Ele era apenas um pastor, um pequeno empresário em Judá. Quem iria
escutá-lo? No entanto, ao invés de inventar desculpas, Amós obedeceu e
tornou-se a voz poderosa de Deus para mudança.
Deus tem usado vários "apenas" como pastores, carpinteiros e pescadores em toda a Bíblia. Independente do que você seja nesta vida, Deus pode usar você. Amós não era muito. Ele era um "apenas". "Apenas" um servo de Deus. É bom ser um "apenas" de Deus.
Conclusão:
A apostasia religiosa, a decadência moral e social e a corrupção
política do Reino do Norte levaram o Senhor a enviar Amós de Judá ao outro lado
da fronteira para profetizar em Betel de Israel. A mensagem básica de Amós a
Jeroboão II e Israel era: “chegou o fim de Israel, o meu povo”
(8.2). O pronunciamento de Amós contra o falso sacerdote Amazias representou
uma versão condenatória do julgamento do profeta a toda nação (7.10-17);
“Portanto assim diz o SENHOR: Tua
mulher se prostituirá na cidade, e teus filhos e tuas filhas cairão à espada, e
a tua terra será repartida a cordel, e tu morrerás na terra imunda, e Israel
certamente será levado cativo para fora da sua terra” (v.
17).
Fontes de pesquisas:
Comentários;
1Beacon
2Barclay
3NVI
Bíblia utilizada;
1Bíblia de estudo de Genebra
2Almeida Revista Atualizada
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