MENU TESTE

Ao Senhor pertence a salvação. Jonas 2:9  

BBC Brasil - Primeira página

domingo, 26 de fevereiro de 2017

A Declaração do Julgamento. 3:1-15.

Livro de Amós cap. 3

Por: André Santos


Texto base: Amós 3:7

Certamente o SENHOR Soberano não faz coisa alguma sem revelar o seu plano aos seus servos, os profetas.

Introdução:

Esta parte do livro é uma expansão do tema encontrado nos dos dois primeiros capítulos. Amós começa mostrando o relacionamento único
que Israel desfruta para com Deus. Sua peculiaridade, o Amor benévolo, que caracteriza por uma disposição bondosa de promover a felicidade dos outros por generosidade ou prazer de praticar boas ações.

Objetivo:

Livro de Amós tem como objetivo, pronunciar um julgamento sobre todas as nações vizinhas, em seguida, sobre sua Judá sua própria nação e, finalmente, a mais dura sentença é dada a Israel. Suas visões de Deus revelam a mesma mensagem enfática: o julgamento está próximo. O livro termina com a promessa de Deus a Amós que aponta para uma futura restauração do remanescente.

O chamado de Amós:

Amós foi chamado por Deus para profetizar ao Reino do Norte (Israel). Mesmo sendo natural do Reino do Sul (Judá), este pregador apareceu em Betel, o santuário do rei Jeroboão (7.13), onde havia um dos bezerros de ouro (1Re 12.28-29). Falou tão ousadamente que o sacerdote Amazias mandou dizer ao rei Jeroboão que Amós conspirava contra ele (7.10-13).

O tema dominante:

O tema dominante é declarado nitidamente em 5.24, em que se exige que a justiça social seja a manifestação indispensável da verdadeira piedade. Amós era porta-voz da justiça e da retidão exigidas por Deus, ao passo que Oséias ressaltava o amor, a graça a, misericórdia e o perdão divino. Amós declarava que Deus estava para condenar seu povo infiel e desobediente que violava a aliança. Os santuários de Betel e outros locais de culto eram muitas vezes paganizados, e Israel tinha um conceito mundano do próprio ritual que o Senhor havia determinado. Achavam que Deus nada exigia além do cumprimento dos rituais, e uma vez realizados, o povo podia fazer o que bem entendesse.

Vamos ao texto:

1. Toda a família. Amós torna claro que o juízo recairá sobre todas as doze tribos.

Israel dividida:

Com a morte de Salomão, uma facção liderada por Jeroboão viu nesta uma oportunidade para resgatar Israel do poderio de Judá. A aclamação de Jeroboão significou a divisão indissolúvel entre Judá (e Benjamim) e as demais 10 tribos, uma vez que o filho de Salomão, Roboão, foi confirmado rei em Jerusalém. Formaram-se assim os reinos de Judá, ao sul, com sede em Jerusalém, e Israel, ao norte, com capital em Samaria.

2. A vós outros vos escolhi. O verbo hebraico traduzido para "escolher", quando usado para expressar o relacionamento entre duas pessoas, frequentemente descreve a intimidade do casamento (Genesis. 4:1). Deus escolheu Israel acima de todas as nações para desfrutar de um relacionamento especial com Ele e para executar um serviço particular diante do mundo. Esta doutrina é peculiar aos profetas de Israel, e não tem panfleto entre as outras nações. Isto naturalmente coloca Israel em uma posição de responsabilidade especial.

3. Se não houver entre eles acordo. A não ser que tenham concordado, isto é, tenham assumido um compromisso.

5. Laço, o mecanismo que abre a armadilha.

6. Tocar-se-á a trombeta. A trombeta era tocada para se advertir de um ataque ou para se convocar à batalha (Ezequiel. 33:3; Joel 2:1). Sem que o povo se estremeça? As advertências de Amós deviam ser levadas em consideração. Mal. Não uma referência ao pecado, mas à calamidade e ao desastre.

7. O SENHOR Deus não fará coisa alguma. Quando Deus envia uma calamidade, Ele também revela o propósito da calamidade.

A mensagem básica de Amós a Jeroboão II e Israel era: chegou o fim de Israel, o meu povo”. As calamidades enviadas por Deus e profetizadas por Amós revelam a sentença de Deus, e nela Ele pronuncia claramente.

chegou o fim de Israel, o meu povo”.

8. Rugiu o leão. O profeta ouviu o rugido no marchar do exército assírio.

9. Asdode . . . Egito. Às vezes os profetas destacam a superioridade moral das nações pagãs sobre o Israel rebelde. Os montes. Ebal e Gerizim, dos quais podia-se avistar Samaria. Samaria. Fundada por Onri (I Rs. 16:24).

10. Não sabe fazer o que é reto. Perdeu todo o senso de orientação moral.

11. Um inimigo. O rei da Assíria.

12. Livra da boca do leão. A declaração reflete os antecedentes de Amós. Os restos de um animal eram às vezes exibidos como evidência (Ex. 22:13). A insignificância do que restava servia para enfatizar a comparação. O canto da cama. A ASV e a RSV dizem o canto de um sofá. O canto era o lugar de honra. E parte do leito. Ou, sobre as almofadas de seda de um leito. A figura se refere a uma sala de conferências em Samaria onde os líderes da nação descansavam de suas obrigações.

13. A casa de Jacó. Uma referência às dez tribos, conforme indicado pela menção de Betel no versículo seguinte. O SENHOR Deus, o Deus dos exércitos. Esta é a forma mais extensa do nome de Deus na Bíblia, e aparece apenas aqui no V.T. Enfatiza de maneira especial a onipotência de Deus com o propósito de engrandecer o efeito do julgamento predito.

14. As pontas do altar. As pontas do altar simbolizam o poder e eram sagradas para os israelitas (I Rs. 1:50). Eram importantes porque o sangue do sacrifício era aplicado nelas (Leviticos. 4:30). Cortá-los fora era um ato de profanação.

Aplicação Prática:

Às vezes pensamos que somos um "apenas"! Somos apenas um vendedor, apenas um agricultor, apenas uma dona de casa. Amós seria considerado um "apenas". Ele não era um profeta, um sacerdote ou um filho de um dos dois. Ele era apenas um pastor, um pequeno empresário em Judá. Quem iria escutá-lo? No entanto, ao invés de inventar desculpas, Amós obedeceu e tornou-se a voz poderosa de Deus para mudança.

Deus tem usado vários "apenas" como pastores, carpinteiros e pescadores em toda a Bíblia. Independente do que você seja nesta vida, Deus pode usar você. Amós não era muito. Ele era um "apenas". "Apenas" um servo de Deus. É bom ser um "apenas" de Deus.

Conclusão:

A apostasia religiosa, a decadência moral e social e a corrupção política do Reino do Norte levaram o Senhor a enviar Amós de Judá ao outro lado da fronteira para profetizar em Betel de Israel. A mensagem básica de Amós a Jeroboão II e Israel era: chegou o fim de Israel, o meu povo” (8.2). O pronunciamento de Amós contra o falso sacerdote Amazias representou uma versão condenatória do julgamento do profeta a toda nação (7.10-17);

Portanto assim diz o SENHOR: Tua mulher se prostituirá na cidade, e teus filhos e tuas filhas cairão à espada, e a tua terra será repartida a cordel, e tu morrerás na terra imunda, e Israel certamente será levado cativo para fora da sua terra (v. 17).

Fontes de pesquisas:

Comentários;

1Beacon
2Barclay
3NVI

Bíblia utilizada;

1Bíblia de estudo de Genebra

2Almeida Revista Atualizada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique Atualizado