MENU TESTE

Ao Senhor pertence a salvação. Jonas 2:9  

BBC Brasil - Primeira página

sábado, 25 de março de 2017

O profeta da justiça social

Prof. André T. dos Santos


Texto áureo: Amós cap. 3.1

Ouçam esta palavra que o SENHOR falou contra vocês, ó israelitas; contra toda esta família que tirei do Egito:

Texto para reflexão: Amós cap. 6.10

E se um parente que tiver que queimar os corpos vier para tirá-los da casa e perguntar a alguém que ainda estiver escondido ali: “Há mais alguém com você?”, e a resposta for: “Não”, ele dirá: “Calado! Não devemos sequer mencionar o nome do SENHOR”.

Introdução:


A palavra de Amós incomodava porque ele anunciava que o julgamento de Deus iria atingir não só as nações pagãs, mas também, e principalmente, o povo escolhido; este já se considerava salvo, mas na prática era pior do que os pagãos (1.3-2-16). Amós não se contentava em denunciar genericamente a injustiça social, ele denunciava especificamente:

ü  Os ricos que acumulavam cada vez mais, para viverem em mansões e palácios (3.13-15; 6.1-7), criando um regime de opressão (3.10);

ü  As mulheres ricas que, para viverem no luxo, estimulavam seus maridos a explorar os fracos (4.1-3);

ü  Os que roubavam e exploravam e depois ia ao santuário rezar, pagar dízimo, dar esmolas para aplacar a própria consciência (4.4-12; 5.21-27);

ü  Os juízes que julgavam de acordo com o dinheiro que recebiam dos subornos (2.6-7; 4.1; 5.7.10-13);

ü  Os comerciantes ladrões sem escrúpulo que deixavam os pobres sem possibilidades de comprar e vender as mercadorias por preço justo (8.4-8). Neste ele trata quase exclusivamente com o pecado de Israel, especialmente com o “veredito” e a “sentença” de Deus sobre esse pecado.

Oráculos contra Israel (3.1 6.14).


O oráculo ocupará três capítulos, neles veremos Amós entregando oráculos de Deus que justificavam o julgamento de Israel, revelando quão horrível ele seria e como Deus estava determinado a executá-los.

O Reino de Israel de acordo com a Bíblia foi à nação formada pelas 12 Tribos de Israel, um povo descendente de Jacó, Isaac e Abraão.

Segundo a história narrada na bíblia, após o Êxodo do Egito, sob a liderança de Moisés, os israelitas que eram nômades vaguearam pelo médio oriente durante décadas até que no final do século XIII a.C. sob a liderança de Josué os israelitas conquistam a terra de Canaã, abandonam o nomadismo e estabelecem-se nas terras conquistadas, dividindo o território entre as 12 tribos. O reino surge em meados do século XI a.C. na sequência da unificação das 12 tribos sob a chefia de Saul, seu primeiro rei.

Após Deus, por intermédio de Amós, ter colocado Judá e Israel em igualdade com as outras nações como objetos de sua ira, o profeta proclamou vários oráculos que explicaram a ação judicial contra Israel (3.1; 4.13), assim como a horrível natureza (5.1-6.7) e a certeza do julgamento por vir (6.8-14).

Destarte, dividiremos a presente parte em 3 seções. A. A acusação de Israel (3.1 a 4.13) – começaremos a ver agora; B. A severidade do julgamento (5.1 6.7); e, C. A certeza do juramento divino (6.8-14).

Síntese do capítulo 3:

O relato encontrado no 3º capítulo oferecem pelo menos “três grandes entendimentos espirituais”;

1º Entendimento:               Encontramos nos versículos 01 e 02 onde profeta Amós fala sobre os privilégios pessoais em ser povo escolhido, porém nos mostra que esse privilégio implica em uma maior responsabilidade;

2º Entendimento:               Já nos versículos 3, 4, 5, 6, 7 e 8 ele revela que Deus não reprova ou convence os homens sem um propósito específico;

3º Entendimento:               Por último, nos versículos 9, 10, 11, 12, 13, 14 e 15 o profeta trás o entendimento que o julgamento e a aplicação da justiça estão relacionados a praticas de infidelidade (Tiago 4.4) a Deus.
“Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”.

Amós Capitulo 3.1-2

Ver. 1;         Ouvi esta palavra que o SENHOR fala contra vós, filhos de Israel, contra toda a família que fiz subir da terra do Egito, dizendo:
Ver. 2;         De todas as famílias da terra só a vós vos tenho conhecido; portanto eu vos punirei por todas as vossas iniquidades.

Comentário: O versículo começa com uma forte expressão, OUVIR que no grego “שמע”. O profeta utiliza uma expressão forte porque ele não queria apenas ser ouvido, ele queria ser entendido, o verbo grego utilizado tem uma conotação enfática. É mais que ouvir um som, é ouvir um SOM proclamado em voz alta, é um chamado para ouvir uma convocação. Porque ele queria ser ouvido por todos.

Por quem o profeta queria ser ouvido?

O profeta utiliza o termo “filhos de Yisra’el”, uma palavra de origem grega que tem por significado “Deus prevalece”. Esse foi o segundo nome dado a Jacó por Deus depois de sua luta com o anjo em Peniel, o nome dos descendentes e a nação dos descendentes de Jacó esse foi o nome da nação até a morte de Salomão e a divisão das tribos. O nome Yisra’el é atribuído ao reino do norte que consistia das 10 tribos sob o comando de Jeroboão; o reino do sul era conhecido como Judá, o nome da nação depois do retorno do exílio. Em suma, profeta quer ser ouvido e entendido pela nação de Yisra’el, o povo escolhido de Deus.

Nossa eleição, não anula a responsabilidade pessoal de cada individuo, trás maior peso no julgamento e uma sentença com maior rigor.

No 2º versículo, o profeta continua a ser enfático e a convocação que ele faz no 1º versículo agora ele revela o porquê da convocação. O povo escolhido, ou seja, o Yisra’el de Deus, estavam praticando diversos males associado a perversidade, depravação, iniquidade etc.

Todos esses males atraíram na sentença pronunciada por Deus através do profeta, a culpa acarretou em punição e trágicas consequência.

Amós Capitulo 3.3-8

Ver. 3;         Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?
Ver. 4;         Rugirá o leão no bosque, sem que tenha presa? Levantará o leãozinho no seu covil a sua voz, se nada tiver apanhado?
Ver. 5;         Cairá a ave no laço em terra, se não houver armadilha para ela? Levantar-se-á da terra o laço, sem que tenha apanhado alguma coisa?
Ver. 6;         Tocar-se-á a trombeta na cidade, e o povo não estremecerá? Sucederá algum mal na cidade, sem que o Senhor o tenha feito?
Ver. 7;         Certamente o Senhor DEUS não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.
Ver. 8;         Rugiu o leão, quem não temerá? Falou o Senhor DEUS, quem não profetizará?

Comentário: Os versículos 03 a 06, o profeta vai apontar para uma única direção, tudo que esta sendo falado, foi Deus quem proferiu. Aqui o profeta utiliza o termo grego “ya’ad” que trás algumas enfáticas colocações, tais como; fixar, desiguinar, juntar, reunir, estabelecer, apontar e reunir-se conforme agendado.

O versículo 07, o profeta mais uma vez procura ser enfático, a conotação de suas palavras devem ser observadas. Ele usa o verbo grego “Adonay” a fim de lembrar aos seus ouvintes que foi o SENHOR quem o mandou profetizar contra Yisra’el, essa é uma expressão judaica de REVERÊNCIA.

Os versículos 08 e 09, O profeta utiliza outro vergo grego “yare”, onde ele vai fazer uma ponte com o versículo 07, mostrando que o ADONAY apresentado ao povo escolhido causa admiração e ELE deve ser temido e reverenciado. A expressão enfática que Amós utiliza, provocou medo aos escolhidos e essa era a intenção do profeta.

Deus estava irado com tamanho desrespeito as leis, a falta de reverencia e o pecado praticado pelo povo escolhido, atraíram a ira de Deus (Gálatas 6.7-14).

Ainda no versículo 08, o profeta vai utilizar outro vergo grego, “naba” que significa profetizar, porém não o simplesmente ler as escrituras e sim de alguém que estava profetizando sob a influência de espírito Divino. Aqui Amós faz uma referencia aos falsos profetas.

Amós Capitulo 3.9-15

Ver. 9;         Fazei ouvir isso nos palácios de Asdode, e nos palácios da terra do Egito, e dizei: Ajuntai-vos sobre os montes de Samaria, e vede que grandes alvoroços há no meio dela, e como são oprimidos dentro dela.

Comentário: Às vezes os profetas destacam a superioridade moral das nações pagãs sobre o Israel rebelde. Os montes. Ebal e Gerizim, dos quais se podia avistar Samaria.

Ver. 10;     Porque não sabem fazer o que é reto, diz o Senhor, aqueles que entesouram nos seus palácios a violência e a destruição.

Comentário: Perdeu todo o senso de orientação moral.

Ver. 11;     Portanto, o Senhor DEUS diz assim: O inimigo virá, e cercará a terra, derrubará a tua fortaleza, e os teus palácios serão saqueados.

Comentário: O rei da Assíria.

Ver. 12;     Assim diz o Senhor: Como o pastor livra da boca do leão as duas pernas, ou um pedaço da orelha, assim serão livrados os filhos de Israel que habitam em Samaria, no canto da cama, e no damasco do leito.

Comentário: Livra da boca do leão. A declaração reflete os antecedentes de Amós. Os restos de um animal eram às vezes exibidos como evidência (Ex. 22.13). A insignificância do que restava servia para enfatizar a comparação.

Comentário: O canto da cama era um lugar de honra. E parte do leito. Ou, sobre as almofadas de seda de um leito. A figura se refere a uma sala de conferências em Samaria onde os líderes da nação descansavam de suas obrigações.

Ver. 13;     Ouvi, e protestai contra a casa de Jacó, diz o Senhor DEUS, o Deus dos Exércitos;

Comentário: Aqui temos uma referência às dez tribos, conforme indicado pela menção de Betel no versículo seguinte. O SENHOR Deus, o Deus dos exércitos. Esta é a forma mais extensa do nome de Deus na Bíblia, e aparece apenas aqui no Velho Testamento. Enfatiza de maneira especial a onipotência de Deus com o propósito de engrandecer o efeito do julgamento predito.

Ver. 14;     Pois no dia em que eu punir as transgressões de Israel, também castigarei os altares de Betel; e as pontas do altar serão cortadas, e cairão por terra.

Comentário: As pontas do altar simbolizam o poder e eram sagradas para os israelitas (I Reis 1.50). Eram importantes porque o sangue do sacrifício era aplicado nelas (Leviticos 4.30). Cortá-los fora era um ato de profanação.

Ver. 15;     E ferirei a casa de inverno juntamente com a casa de verão; e as casas de marfim perecerão, e as grandes casas terão fim, diz o Senhor.

Comentário: As casas de inverno e casas de verão dos ricos se multiplicavam, enquanto os pobres eram gemendo sob o fardo de suas vidas diárias. A ostentação e suas casas opulentas não beneficiariam nem protegeriam seus proprietários no dia do julgamento (I Reis 22.39).

Fonte de pesquisa:

Comentário de Beacon
Comentário de Moody
Comentário de NVI










Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser,

mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las. Voltaire

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique Atualizado