MENU TESTE

Ao Senhor pertence a salvação. Jonas 2:9  

BBC Brasil - Primeira página

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

O cristão e a cidadania



Carta aos Romanos cap. 13


Texto para leitura
E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos (Rm 13.11).

Introdução
Alguns estudiosos definem a carta aos Romanos como um MANIFESTO, o que é um manifeso? Na literatura, define-se manifesto como um texto de natureza dissertativa e persuasiva, uma declaração pública de princípios e intenções, que objetiva alertar um problema ou fazer a denúncia pública de um problema que está ocorrendo, normalmente de cunho político. O manifesto destina-se a declarar um ponto de vista, denunciar um problema ou convocar uma comunidade para uma determinada ação.

Tema principal
O tema fundamental de Paulo em Romanos é o evangelho básico: o plano de Deus para salvaçăo ejustificaçăo de toda a humanidade, judeus e gentios indiferentemente (Rm 1.16-17).

Propósito
Paulo tinha vários propósitos ao escrever a carta:


1°. Escreveu preparando o caminho para a visita iminente a Roma e para amissăo pretendida na Espanha (Rm 1.10-15 e Rm 15.22-29).

2°. Escreveu para apresentar o sistema básico dasalvaçăo a uma igreja que nunca antes tivera um apóstolo como doutrinador.

3°. Buscava explicar o relacionamento entre judeus e gentios dentro do plano global de redençăo traçado por Deus. Os cristăos judeus estavam sendo rejeitados pelo grupo maior de gentios na igreja (Rm 14.1) pelo fato de aqueles ainda se sentirem constrangidos a observar as leis alimentares e os dias sagrados (Rm 14.2-6).

Conteúdo
Paulo começa com um retrospecto do estado espiritual de toda a humanidade. Conclui que judeus e gentios, igualmente, săo pecadores e precisam da salvaçăo (Rm 3.23). Essa salvaçăo foi outorgada por Deus mediante Jesus Cristo e sua obra de redençăo na cruz. A condiçăo prévia, no entanto, é que seja recebida pela fé — princípio pelo qual Deus sempre tem lidado com a raça humana, como mostra o exemplo de Abraăo.

Reflexão
Para ilustrar esse ponto, como seria a interpretação caso os termos "autoridades governamentais", "governantes" e os pronomes pessoais fossem substituídos pelos nomes do imperador e dos reis daquele tempo, a saber, Nero, Herodes e Agripa? O texto diria o seguinte;

Nero; O reinado de Nero é habitualmente associado à tirania e à extravagância. É recordado por uma série de execuções sistemáticas, incluindo a da sua própria mãe e o seu meio-irmão Britânico, e sobretudo pela crença generalizada de que, enquanto Roma ardia, ele estaria compondo com a sua lira, além de ser um implacável perseguidor dos cristãos.

Herodes; o Grande: Assassinou as crianças de Belém, numa tentativa de encontrar e matar o menino Jesus (Mateus 2:1-16).
Herodes Arquelau, Herodes Antipas, Herodes Filipe: Eram todos filhos de Herodes, o Grande. Arquelau assumiu o trono quando seu pai morreu. José foi avisado por Deus para evitá-lo e, assim, mudou-se com Maria e com Jesus para a Galiléia ao retornarem do Egito (Mateus 2:19-23). Arquelau foi mais tarde banido pelos romanos e substituído pelos supervisores que nomearam (depois de algum tempo foi Pilatos). Antipas e Filipe não receberam territórios menores (Lucas 3:1). Antipas era o "tetrarca" da Galiléia, e foi também o que tomou parte no julgamento de Jesus.

Herodes Agripa I, Herodes Agripa II: Neto e bisneto de Herodes, o Grande. Agripa I matou Tiago e aprisionou Pedro em algumas das primeiras perseguições contra a igreja. Ele foi ferido com vermes e morreu (Atos 12:1-23). Agripa II ouviu o apóstolo Paulo se defender e "quase foi persuadido" a se tornar cristão (Atos 25:13-26:32).

Como ficaria o texto
Todos devem sujeitar-se a Nero e Herodes, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. Portanto, aquele que se rebela contra Nero e Herodes estão se opondo contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos. Pois Nero e Herodes não devem ser temidos, a não ser por aqueles que praticam o mal. Você quer viver livre do medo de Nero e Herodes? Pratique o bem, e ela o enaltecerá. Pois são de Deus para o seu bem. Mas, se você praticar o mal, tenha medo, pois eles não portam a espada sem motivo. São servos de Deus, agentes da justiça para punir quem pratica o mal. Portanto, é necessário que sejamos submissos a Nero e Herodes, não apenas por causa da possibilidade de uma punição, mas também por questão de consciência. É por isso também que vocês pagam imposto, pois eles estão a serviço de Deus, sempre dedicadas a esse trabalho. Deem a cada umdeles o que lhe é devido: se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se honra, honra. (Romanos 13:1-7)

Perseguição
A primeira perseguição do governo romano contra os cristãos foi promovida por Nero (54-68 AD), em conexão com o incêndio de Roma no ano 64. Sob suspeita de ter ordenado o incêndio, Nero pôs a culpa nos cristãos, até então pouco conhecidos e mal compreendidos pela população em geral. Essa foi a possível ocasião do martírio de Pedro e Paulo. O próximo perseguidor dos cristãos, ainda no primeiro século, foi Domiciano (81-96 AD). Esta perseguição também foi dirigida contra os judeus e parece ter se limitado a Roma e à Ásia Menor. Nesta última, a repressão imperial deu ocasião ao livro do Apocalipse.

Vamos ao texto
Romanos 13.1-14

Divisão do capítulo
As obrigações ao Governo ( 13: 1-7 )Justiça em Relações Privadas ( 13: 8-10 )A santidade na Vida Pessoal ( 13: 11-14 )
1. As obrigações ao Governo ( 13: 1-7 )
1. A submissão à autoridade ( 13: 1 )
b. A obediência à lei ( 13: 2-5 )
c. Pagamento de impostos ( 13: 6 , 7-A )
d. Respeito para oficiais ( 13: 7b )
2. Justiça em Relações Privadas ( 13: 8-10 )
1. Obrigações descarregada prontamente ( 13: 8 )
b. Justiça apoiado pelo amor ( 13: 8b )
c. Harm impedido pelo amor ( 13: 9 , 10-A )
d. Justiça preenchidas através do amor ( 13: 10b )
3. A santidade na Vida Pessoal ( 13: 11-14 )
1. Incentivos e advertências ( 13:11 , 12 )
b. Exortação à vida santa ( 13:13 )
c. Fórmula para a santidade ( 13:14

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique Atualizado